[Cascavel-pm] extremamente perdido

Naoesqueceme naoesqueceme em bol.com.br
Segunda Agosto 15 20:42:20 PDT 2005

Olá, João Henrique

Dentro de minhas limitações posso lhe dizer que um dos fatores que
determinaram o sucesso da web foi a mudança de páginas estáticas por
interação e dinamismo. Quando se fala de interação com a internet se fala em
CGI (commom gateway interface) e quando se fala em CGI sempre ouvimos falar
de Perl!
Perl é excepcional no tratamento da CGI, dados e integração com os sistemas
operacionais, em especial linux, mas jamais restrito a ele. Isso da aos
administradores, programadores e designers web a ferramenta ideal, junto com
uma vasta coleção de módulos prontinhos e de alto nível, boa
documentação, ... E a partir dai se abre uma vastidão de possibilidades
praticamente sem fim.
Um exemplo disto é o fato de que: um provedor de hospedagem que se preze
obrigatóriamente tem que ter suporte a Perl (confira em especificações e
propaganda dos bons servidores de hospedagem).

Na CPAN você pode dar uma olhada em
http://search.cpan.org/modlist/World_Wide_Web tem muitos módulos lá que
mostram o que Perl pode fazer nessa área,
Posso exemplificar o módulo CGI::Application que permite o desenvolvimento
fácil de aplicações web,  APIs para uso de de pesquisa do Yahoo!, ferramentas
para uso de WAP, gerenciamento e integração de servidores web, sistemas e
gerenciamento de chat, ... e módulos para uso de praticamente todas
categorias e tecnologias de web possíveis.

Um bom livro que mostra teórica e pratica esse aspecto de CGI é o "Programação
CGI com Perl" da editora O'Reilly.

Do pouco que sei me parece que uma pesquisa mais detalhada na CPAN deve
mostrar as tecnologias que mais estão sendo usadas com Perl.

Paulo Sant'Ana