[Cascavel-pm] Perl no "mundo real"

Sexta Agosto 12 09:26:16 PDT 2005

--- Brinde Storm - Steven Koch
<s.koch em brindestorm.com> escreveu:

> O mais interessante eh que o projeto foi tirado fora
> do ar pois não havia
> ninguem que mexesse nele...
> Este novo funcionario faz curso em Linux em uma
> renomada escola em Porto
> Alegre e ninguem o pode ajudar. O pessoal do curso
> dele brinca, até hoje: -
> Eles só sabem de duas pessoas que programam em Perl,
> o cara que inventou a
> linguagem e eu.

Esta é uma das grandes barreiras que eu encontro no
meu trabalho para que Perl seja aceita como solução
viável para alguns problemas: ninguém sabe programar
em Perl, se eu for embora o projeto fica a ver navios.
Nenhuma empresa faz esse tipo de investimento hoje
(depender de um único funcionário para que o projeto
ande).

O outro impecilho é convencer que Perl pode ser
utilizado para desenvolvimento mais sério do que o
simples "glue language" que é aonde eu consigo
implementar algo feito em Perl no meu emprego atual.
Mas esses projetos são pequenos e tem pouca
visibilidade: o projeto não uma grande dependência
deles. O único projeto razoavelmente importante é uma
interface feita em Perl para troca de dados entre
Siebel e LDAP.

O único ponto que consegui demonstrar (pelas
oportunidades que foram dadas) é que desenvolvimento
em Perl é muito mais rápido que em Java, por exemplo.
Às vezes o pessoal aqui precisa de alguma ferramenta
específica, não encontra e me pergunta se dá para
desenvolver algo em Perl.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br