[Cascavel-pm] Perl no "mundo real"

Igor Sutton Lopes igor em izut.com
Sexta Agosto 5 19:13:57 PDT 2005

Oi todos...

Trabalho na PROCERGS (Companhia Estadual de Processaemento de Dados do
Estado do Rio Grande do Sul) e estou tentando implementar o Perl como
uma linguagem padrão em baixa plataforma - em âmbito administrativo -
para complementar Java e Visual Basic. Como ex-programador Java e
curioso em várias linguagens de programação, creio que hoje não
conseguiria voltar a programar em Java, devido às grandes possibilidades
de construção de algorítmos que não são presentes em outras plataformas
- ou pelo menos não tão facilmente como com Perl. Continuo dia após dia
aprendendo novas formas de fazer (mais fáceis, mais rápidas, mais
intuitivas) tarefas que seriam feitas de forma árdua com outras
linguagens de programação. Resumindo, creio que seja um caminho sem
volta, pois após implementar algumas coisas em Perl não consigo fazê-lo
tão facilmente - e tentei, utilizando por exemplo Python, citado em
outro email desta thread - e não o consegui. Como exemplo prático,
implementei um analisador de logs em realtime do MTA Postfix para
categorizar remetentes categorizados "spammers" utilizando métricas para
contenção de spam, interagindo com o iptables no Linux, e outra
ferramenta do estilo "honeypot" (implementado com Perl também).

Afirmando a minha afirmação anterior :) eu acredito que Perl é um
caminho sem volta. Você começa a utilizar suas construções mais
complicadas - um exemplo é o slice de hash que eu não conhecia até pouco
tempo atrás - e você percebe que não existe nada parecido em outras
linguagens, ou não tão facilmente de outras linguagens. Por exemplo,
como você faz em Java para extrair um pedaço de um HashMap senão
iterando todos os itens do mesmo e copiando para outro HashMap os
valores necessários, enquanto em Perl é necessário um simples comando:
@hash(@values)?

Outro ponto a favor do Perl é a utilização de recursos da máquina que
está sendo executada a aplicação. A aplicação de análise de logs do
Postfix lê cerca de quatro milhões de linhas por dia e ocupa 0.1% de CPU
e 3% de memória. Enquanto uma aplicação semelhante foi implementada por
mim em Java e, somente na leitura do arquivo de log ocupava cerca de 4%
de CPU, sem contar a memória.

Atualmente também tenho trabalhado em casa utilizando o
CGI::Application, que faz o desenvolvimento de aplicações web se
tornarem piada - comparado ao Struts no Java, considerando apenas o
gerenciamento da aplicação.

Está aí meu depoimento :)

Abraço,
Igor.