[Cascavel-pm] plataformas abertas versus proprietárias (off-topic)

Sexta Outubro 29 08:34:05 CDT 2004

Monges,

Eu mudei o tópico do email original, já que o assunto
original já mudou de rumo. :-)

> Er Galvão Abbott (pmpoa em galvao.eti.br) escreveu:
> O grande problema do mySQL foi que até pouco tempo
> atrás ele não suportava nem integridade referencial
> (chaves estrangeiras). Aí a coisa realmente
> complica, pois é uma omissão muito séria quando o
>assunto é banco de dados.
>
> Seria, pra mim, o equivalente a uma linguagem de
> programação que não retorna mensagens de erro e/ou
> não termina a execução quando eles ocorrem...

Isso é meio relativo... MySQL não usava chave
estrangeiras, mas você poderia implementar esse
controle por sua aplicação. Para alguns casos (como
websites) um banco de dados poderoso como o Oracle não
é necessário. Da mesma forma que para outros casos, o
DB2 é melhor que o Oracle. E por aí vai...

> Perl e PHP não possuem omissões deste porte se forem

> comparadas com linguagens comerciais em termos de
> poder de processamento e versatilidade de uso.

Perl e PHP tem seus nichos e muitas vezes são
desprezadas justamente pela mentalidade de gerentes de
projetos de tecnologia (que normalmente não entendem
lhufas de tecnologia). Chega a ser irritante como
alguns acreditam, por exemplo, que Java é a solução
para todos os males.

> Colocando de outra forma, duvido que a maioria das
> empresas que usam .NET, Java, etc... consigam montar

> uma argumentação técnica plausível para NÃO usar
> Perl/PHP. Agora se você pedir uma argumentação do
> porque usar Oracle e não usar mySQL é fácil de a
> argumentar tecnicamente. Nesse "front" destaca-se o
> PostGreSQL, que além de ser free vem ganhando cada
> vez mais respeito inclusive da comunidade técnica
> por trazer features que antes só eram encontradas em

> bancos comerciais.

Como expliquei no email acima, a idéia é buscar a
melhor ferramenta para o que se precisa. Acho que a
grande dificuldade é que uma boa parte de
profissionais de informática se acomodam na famosa
"zona de conforto" e não apreciam a idéia de apanhar
um pouco para aprender algo novo (uma nova linguagem,
por exemplo). Some isso ao fato que as empresas querem
cada vez mais prazos mais curtos (e consequentemente
projetos mais baratos) e pronto... normalmente se
trabalha com o que se já tem a mão, mesmo que não seja
o ideal.

[]´s

=====
Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br
http://www.imortais.cjb.net
"Todo mundo precisa crer em algo. Creio que vou tomar outra cerveja."
Grouxo Marx