[Cascavel-pm] Quase mico !!!! + [Perl no Brasil]

Rod Za rodzadra em yahoo.com
Quinta Outubro 28 23:03:32 CDT 2004

Alexandre,

O que você falou é verdade sobre as diferenças de impacto quando um sistema é desenvolvido em Java
e/ou .NET e em outra linguagem "open" - principalmente Perl e/ou PHP - aqui no Brasil.

Por convenção, têm-se a idéia que para uma empresa comercial linguagens como o Perl, PHP, Python,
etc não são linguagens sérias - a mesma idéia se tem de BD como o MySQL.

A cultura brasileira impõem que para ser bom, tem que ser pago - e quando mais caro "mais bom é"!

Morei um tempo na França e fiquei "abismado" em sabe que lá - no ano de 2001 - vendeu-se mais
GNU/Linux que M$-Ruindows! A procura por administradores de sistemas GNU/Linux também era bem
maior que a procura por administradores ruindows!

Empresas grandes como a própria Aston - citada por vc - como vários bancos Franceses, entre
outros, desenvolveram e ainda desenvolvem utilizando "nossas linguagens" preferidas.

E aqui no Brasil? Se vc vai discutir com qualquer pessoa sobre a implantação de um sistema, seja
ele em Perl, PHP, Python a primeira resposta que você recebe é "essa linguagem não serve" - como
se realmente não servisse - é como primeira resposta, continua sendo a última.

Infelizzzzmente é assim mesmo, aqui no Brasil. "É mais importante falarmos que temos um amigo
extrangeiro do que falar o português correto - sinal de status - é nóis na fita, mano; nóis junto
com as mina e com meu amigo americano tomamo uns chopi onti!" :)

Por isso é bom sempre ter os certificados dos cursos oficiais M$ guardados na gaveta para
mostrarmos o quão bons somos como administradores unixes/programadores Perl/PHP/Python e por ai
vai. :)

um abraço,

Rodrigo