[Cascavel-pm] Porquê o Yahoo escolheu PHP ?

Quinta Outubro 28 12:33:36 CDT 2004

Rodrigo Bernardo Pimentel wrote:
[TIMTOWTDI]
> [...]
> it".
>
>         No caso de "cada programador desenvolve um estilo", sinceramente,
> acho que não tem nada a ver com TIMTOWTDI. Em *qualquer* linguagem isso
> acontece (é verdade, linguagens que forçam uma formatação, como Python - e
> não o PHP, a propósito - minimizam isso, mas mesmo assim estão sujeitas a
> estilos diferentes), daí a necessidade de definição de um "coding style", em
> qualquer projeto minimamente grande (ou seja, qualquer um com mais de um
> programador :) ). TIMTOWTDI se refere à maneira de implementar, não ao

   Hum. Obviamente, estamos falando de duas coisas diferentes aqui:
   Coisa #1: Estilo de codificação (aka "Coding Style"). Isto tem a ver
com a disposição dos elementos sintáticos e com a identação e
comentários do código.

   Coisa #2: Mais de uma forma de fazer algo. Isto tem a ver com os
"idiomas" que programadores usam para fazer certas coisas. É um idioma
muito comum no perl dizer

   open FILE, '/path/to/file'
     or die $!;

   Mas, em C, se usa, com o mesmo resultado

   if( ! fopen( FILE, '/path/to/file' ) )
     printf( STDERR, "%s\n", errstr );

   E, ainda dentro do Perl, se pode usar muitas variantes (vamos, lá,
poste a sua! tenho certeza de que voce pensou em uma diferente!)

   É isto que eu entendi que o pessoal chama de "desvantagem".
   E, papagaiando o Solli, tenho certeza de que para evitar esta
"desvantagem", basta um pouco de orientação ao programador.

>         Já que citei o Python, acho que uma das grandes desvantagens é
> justamente a falta de um "CPyAN"...

   Eu desconfio que isto pode ser resolvido em breve.
   O pessoal do Perl toca um projeto chamado "FreePAN", um repositório
nos moldes do CPAN para outras linguagens open-source. Isto fará com que
as bibliotecas cresçam e apareçam, e com que tenhamos muito poder de
fogo. Muito mais que o Java, por exemplo... :)

>         (A propósito, eu até gosto de Python - com reservas. Mas não gosto
> de PHP ;)

   Eu não tenho nada contra linguagem nenhuma, exceto aquelas que criam
mais problemas para mim do que elas são capazes de resolver. Todas as
outras linguagens podem oferecer ferramental poderoso para se resolver
uma determinada classe de problemas semelhantes, e deve ser utilizada de
acordo.

   Mas estas são apenas as minhas opiniões.
   Luis Campos de Carvalho is BsC in Computer Science,
   Certified Oracle DBA, UNIX and Linux lover, Perl
   Fanatic and Leader of the Sao Paulo Perl Mongers