[Cascavel-pm] Win32::CryptData

Solli Moreira Honorio shonorio em terra.com.br
Sábado Novembro 13 09:39:18 CST 2004

Um, interessante !!! Eu não conhecia este módulo !!!

Epa !!! Cuidado com o andor que o santo é de  barro. Não sei quais são as tuas fontes sobre os módulos Win32::, mas eles mostram-se bastante estáveis ( inclusive os bugs ) e úteis para o mundo Windows.

> Talvez o Solli possa nos dizer alguma coisa, já que
> ele é nosso "monge que habita a fronteira com a
> Micro$oft". :-D
Alceu, eu dei uma olhada no módulo e ele está utilizando a CryptoAPI, que tem como vantagem permitir que o sistema operacional cuide do gerenciamento das chaves utilizada na criptografia. E ela pode ser armazenada na máquina local, ou no perfil do usuário. Mais informações (http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/seccrypto/security/cryptography__cryptoapi__and_capicom.asp).

O fato é que este recurso é muito utilizado pela aplicações na hora de armazenar informações do tipo data da instalação (para os programas de demonstração) por exemplo.

Estou utilizando esta API em C# para armazenar informações de string de conexão à banco de dados (onde tenho usuário e senha) com sucesso, e eu estava até pensando em utiliza-lo também nos meus sistemas em Perl que estou criando para monitorar os servidores, podemos trocar mais informações sobre isto.

Alias, o quê você está fazendo que precisa tando destes cuidados de senha ?

Abraços,

Solli M. Honorio