[Cascavel-pm] Otimização de CGIs

Marco A P D´Andrade mda em embratel.net.br
Sexta Novembro 12 06:52:23 CST 2004

Uma implementação básica é bastante simples com os módulos já
existentes, mas desde que seja algo bem específico, pois quando vc
começa a tentar fazer também o que outras aplicações fazem bem o tamanho
do projeto aumenta muito.

Eu já montei mini-servidores web para casos bem especificos
anteriormente, e atenderam seus objetivos, sendo um para tratar uma
única url em método post (coleta de logs) e outros para receberem
requisições SOAP (configuradores) em N servidores (não valia a pena
administrar N instalações de apache).

Porém um novo desafio surge quando vc começa a pensar em multiplas
requisições, que apesar de ser simples de implementar geram N
possibilidades de problemas...

Em resumo, na minha opinião:
    Se é algo específico, que vc já avaliou e não compensa ter toda a
estrutura de um apache. Pode valer a pena, e não leva muito tempo (CPAN!!!).
    Se é um site extenso, mas muita variação pense em mod-perl (mas
reserve um tempo para se aperfeicoar em packages).
       Avalie HTML::Mason ( http://www.masonhq.com/ )

Dependendo do ponto de sua preocupação, vc poderia estar caindo em uma
afirmação...

    "A informática veio para resolver problemas que não existiam antes
dela!!"

;)

Estou a disposição se quiser discutir mais sobre suas ideias/necessidades.

Sds,
Marco Antonio