[Cascavel-pm] Iniciante

SilvioCVdeAlmeida scvalmei em graaph.arq.br
Segunda Novembro 1 07:44:59 CST 2004

Oi, Tarik.

Em Perl você pode usar o recurso de manipular o separador de campos em
operações de leitura, representado pela variável especial $/ que tem
"\n" como valor padrão.

open (ARQ, "arquivo") or die "ERRO: $!";
my $var;
{ # restringindo o escopo da manipulação
  # indefinindo o separador de campos
  local $/ = undef;
  # arquivo inteiro para $var
  $var = <ARQ>;
} # findo o escopo $/ reassume o valor "\n"
close ARQ or die "ERRO: $!";

Silvio