Re: [Cascavel-pm] Mais_uma_dúvida_de_REGEX_!!!

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Domingo Maio 9 16:53:43 CDT 2004

----- Original Message -----
From: "Marco A P D´Andrade" <mda em embratel.net.br>
To: "Cascavel Perl Mongers" <cascavel-pm em mail.pm.org>
Sent: Friday, May 07, 2004 8:56 PM
Subject: Re: [Cascavel-pm] Mais_uma_dúvida_de_REGEX_!!!

> Como diz o meu chefe... as soluções simples e rápidas costumam ser as
> mais caras...

  Nem sempre. Depende muito de como e porque você está sugerindo uma coisa simples e rápida.
  Meu autor favorito diz sempre "Não viole o princípio KISS".

> Rede neural... dizem que os resultados são maravilhosos, depois do
> treinamento feito... e isto demora... é verdade ? Tenho vontade, mas
> nunca tive tempo de estudar isto...

  É simples, desde que você esteja disposto a usar um módulo ou biblioteca pronta (não existem apenas bibliotecas em perl).
  Sobre a demora, isso depende muito de como você treina a rede. Se você treinar a rede por algum processo semi-automático, ou automático, é bem mais rápido do que você pensa...

  Um causo: eu treinei uma pequena rede neural (9 neurônios) para um trabalho de AI na escola, que convergia para 98% de acertos em cerca de 45 minutos de treinamento automático.

  Claro, existiam alguns fatores simplificantes: A) meu problema era ridículo (eu escrevi cerca de 900 linhas em C para resover as operações booleanas "AND", "OR", e "XOR"); B) Eu estava usando minha própria implementação de Redes Neurais com Algorítimo de Back Propagation, com algumas simplificações sugeridas pelo meu orientador; C) Eu dispunha do conjunto completo de valores de entrada para treinar minha rede (isso é muito difícil); D) Eu tinha respostas definidas para todo o conjunto de valores de entrada possíveis (isso é perto do impossível).

  Ufa!! Meus neurônios estão cansados...
--
Luis Campos de Carvalho