[Cascavel-pm] Pra que serve o SOAP::Lite ?

Solli Moreira Honorio shonorio em terra.com.br
Segunda Maio 3 09:03:44 CDT 2004


João,
O SOAP (Simple Object Access Protocol, algo como Protocolo Simples de Acesso à Objetos) é um protocolo que permite o acesso de rotinas hospedadas em computadores remotos da mesma maneira como você carrega uma função local do seu sistema.
Através dos módulos que implementam o SOAP (no caso do Perl, SOAP::Lite) é possível simplificar a programação clienteóServidor, sem o programador preocupar-se com sockets; padronizar a comunicação e disponibilizar serviços a todos sem muito esforço, pois toda a comunicação é baseado em XML e seguem um padrão para solicitar uma função, bem como o retorno da função. Desta maneira um sistema SOAP compatível pode disponibilizar e recuperar informações em qualquer sistema operacional e/ou linguagem de programação.
Os atuais protocolos de interface possuem diversos limitadores, como por exemplo dificuldade com estrutura de dados complexas (pelo menos no caso do OLE, COM e DCOM) e uma dificuldade enorme para o processamento remoto.
A comunicação entre cliente e servidor pode ser realizado por qualquer protocolo de aplicação (http, https, smtp, pop3, ftp, jabber, etc.), desde que este cara entregue para o serviço o XML padronizado.
Estou trabalhando num sistema de monitoramento e inventário de servidores/estações, o meu objetivo com este cara é permitir que qualquer um possa enviar e/ou receber informação deste sistema, independente da linguagem de programação e plataforma. Estou desenvolvendo o servidor em Perl e disponibilizando funções para que os clientes possam requisitar e enviar informações. Neste sistema estou usando e abusando das estruturas complexas de dados do Perl e não estou nenhum um pouco preocupado, pois todos os dados são transmitido em XML, estão o cliente pode desenvolver sua parte da melhor maneira para ele, ele só precisa ler o XML e devolver o XML.
Bom, este é o resumo do resumo da síntese !!!
Solli
De:cascavel-pm-bounces em mail.pm.org

Para:cascavel-pm em mail.pm.org

Cópia:

Data:Sun, 2 May 2004 16:00:34 -0300

Assunto:[Cascavel-pm] Pra que serve o SOAP::Lite ?

  

> Olá pessoal! Tava dando uma olhanda nas mensagens daqui da lista e vi o pessoal falar muito do modulo SOAP::Lite. Gostaria de saber ("no bom português"), pra que ele serve? O que ele faz?
>  
> Um forte abraço para todos!
>  
> João Gabriel
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://mail.pm.org/pipermail/cascavel-pm/attachments/20040503/d53e3919/attachment.htm


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cascavel-pm