[Cascavel-pm] Como Gerar Páginas da Web Dinâmicas usando Perl

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Quarta Março 24 10:58:16 CST 2004

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:
> Esse é um assunto bem extenso...

   Muito mais se as pessoas não sabem do que estamos falando... (:
   Aos monges: por favor usem "Subject" nas mensagens. (:
   Este velho abade agradece...

> Recomendo começar por ler a documentação do módulo
> CGI.pm (perldoc CGI) que vai lhe ajudar bastante.

   Leia a especificação do CGI antes de tentar usar o módulo... ajuda a
entender por quê certas coisas são como são, ou funcionam desta ou
daquela maneira...

   http://cgi-spec.golux.com/

> Se você quiser trabalhar com templates (modelos de
> documentos HTML) ao invés de ter que digitar
> diretamente código HTML dentro do CGI (o que é
> horrível), existem vários módulos que o ajudam com
> isso (Text::Templace, HTML::Template, Mason,
> Template::ToolKit, etc).

   Pessoalmente, eu recomendo o Andy Wardley's Template::Toolkit.

   http://www.template-toolkit.org

> Se quiser fazer pesquisas em bancos de dados para
> conteúdo dinâmico, provavelmente vai usar o módulo DBI
> para fazer essas pesquisas (perldoc DBI).

   Mas vai precisar de alguma ajuda com banco de dados.
   Um bom livro de modelagem relacional é o do Paulo Cougo, da Editora
Campus. Acho que se chama "Modelagem de Dados" ou coisa parecida.

> Você ainda pode querer gerar imagens dinamicamente
> para o site - alguém pode recomendar um módulo?

   Olhe o website de busca do CPAN [search.cpan.org] e procure pelos
módulos do namespace "GD::". Claro, alguns pré-requisitos sempre existem.

   Outra alternativa (mais complexa, IMHO) é o ImageMagick.

   Você pode precisar de ajuda para configurar seu webserver.
   Eu espero que você use Apache (: Facilita muito a vida.

   Tem muita documentação na forma de tutoriais na revista Apache Weekly
(www.apacheweekly.com, se eu não me engano).

   Claro, depois de tanta leitura, você pode achar muito melhor
simplesmente contratar um profissional para fazer o trabalho pra você e
esquecer disso tudo... nesse caso, converse com o sr. Nélson Ferraz. (:

   Como o Alceu disse, "Boa Leitura"...
   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA