[Cascavel-pm] (sem assunto)

Terça Março 23 09:22:59 CST 2004

Esse é um assunto bem extenso...

Recomendo começar por ler a documentação do módulo
CGI.pm (perldoc CGI) que vai lhe ajudar bastante.

Se você quiser trabalhar com templates (modelos de
documentos HTML) ao invés de ter que digitar
diretamente código HTML dentro do CGI (o que é
horrível), existem vários módulos que o ajudam com
isso (Text::Templace, HTML::Template, Mason,
Template::ToolKit, etc).

Se quiser fazer pesquisas em bancos de dados para
conteúdo dinâmico, provavelmente vai usar o módulo DBI
para fazer essas pesquisas (perldoc DBI).

Você ainda pode querer gerar imagens dinamicamente
para o site - alguém pode recomendar um módulo?

Existem diversas preocupações em relação à segurança
de como executar comandos pelo CGI dentro do sistema.
Estou escrevendo um artigo sobre isso (acho que logo
vou mandar para alguém revisar e publicar no site).
Enquanto isso, recomendo ler 'perldoc perlsec'

Para usar tudo isso, provavelmente vc vai precisar
conhecer OOP em Perl e referências. Procure na
documentação do Perl (man perldoc, se não me engano)
para ler sobre esses assuntos.

Boa leitura!

[]´s
Alceu

 --- Dexter <dexter em ticbrasil.com.br> escreveu: > Oi
galera,