[Cascavel-pm] para refletir

Sexta Março 12 10:00:01 CST 2004

 --- Luis Campos de Carvalho <lechamps em terra.com.br>
escreveu:

>    É fácil escolher um médico, um engenheiro, um
> dentista, um advogado
> ou  mesmo um administrador. Você sempre pode olhar o
> trabalho dele e
> saber se é bom ou ruim, são coisas do "mundo real",
> que todos sabem como
> comparar com "modelos canônicos" bem-conhecidos de
> médicos, advogados,
> engenheiros e dentistas. Mas quem sabe como comparar
> dois engenheiros de
> software ou dois analistas de sistemas, com "modelos
> canônicos"? Como
> garantir que este ou aquele programador conhece e
> [...]

Eu não apontaria de forma melhor. Como um advogado vai
diferenciar que o sistema feito da forma X é melhor
que o Y? Se o Y funcionar, tudo bem. Afinal de contas,
o Windows vende até hoje, não vende? E é uma merda.
Até hoje tento convencer amigos meus, leigos em
informática, que o Windows XP é uma bomba relógio
controlada pela Microsoft. Não adianta dizer que é
vulnerável a vírus, crackers e etc. Nem alegando o
fato do SO conectar a internet clandestinamente e
enviar informações suas para a Microsoft adiantou.

Agora tempo as empresas de projeto "sabem" medir Luis.
Só não sabem ainda que a questão "tempo" influi demais
na qualidade do produto final e alguns prazos
"mágicos" fatalmente vão resultar em bugs no futuro. E
aí lá vai a empresa perder dinheiro, talvez mais do
que se tivesse dado um prazo de projeto mais razoável.

Eu sei disso. Você sabe. Todos da lista sabem. Mas
como fazer as empresas enxergarem isso? Não essa
questão específica. Mas entenderem que, deixando de
lado opiniões pessoais da empresa em relação ao
analista/desenvolvedor, uma opinião deva ser entendido
como a opinião de um profissional sério. Se um
engenheiro diz "Se fizermos essa estrutura assim, na
primeira chuva forte vai cair tudo", quem vai
contestar? Eu não. Talvez outro engenheiro.

[]´s

=====
Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br
http://www.imortais.cjb.net
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life." - Sir Winston Churchill