[Cascavel-pm] flock

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Quarta Março 10 08:13:10 CST 2004

Sandro Vitenti wrote:
>  Bem, amigo eu vejo duas possibilidades pra vc:
>  1- Tenta descobrir se algum daemon escreve no smbpasswd, se ninguem
> escrever, vc pode abrir
> a vontade e escrever nele, o pior q pode acontecer e o daemon abrir o
> arquivo para ler antes de vc abrir para escrever
> e nao 'ver' as alteracoes feitas por vc, mas isso tudo depende da
> implementacao do daemon, e nesse caso especifico vc pode mandar um sinal
> HUP pra ele depois de vc alterar o arquivo pra ele se ligar...

   Alceu, acaba de me ocorrer uma coisa interessante, lendo este trecho
do Sandro: você precisa _realmente_ escrever _diretamente_ no arquivo?
   Acho que você poderia fazer um flock (que seu programa vai respeitar,
e que não presumiremos que mais ninguém respeite), gravar um arquivo
"temporário" e depois se aproveitar do modelo 'atômico' de movimentação
de arquios do linux para executar um "mv" no arquivo e "movê-lo" para
cima do antigo smbpasswd. Desta forma, o problema do locking está
resolvido, qualquer que seja a situação.

   Espero que isso ajude.
   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA