[Cascavel-pm] Novo na lista e com dúvidas

Quarta Junho 30 14:45:41 CDT 2004

Carlan Calazans wrote:
> Olá a todos,
> não tenho experiência com perl, comecei a estudá-lo a um mês. Estou
> tentando fazer um script de backup para adquirir conhecimentos e
> aprender a trabalhar com o Net::FTP.

   Benvindo à lista! Pelo que eu consegui ver, você encontrou o CPAN.
   Não está nada mau, para o primeiro mes de Perl... :-)
   Inscreva-se no www.perlmonks.org, eles tem dicas e truques
fantásticos online. :-)

> Problema:
> Estou gerando um .sql com o mysqldump e logo depois compactando com o
> tar. Existe algum meio de enviar ($ftp->put(arquivo);) um arquivo (no
> exemplo .tar.gz) em que esteja em outro diretório? Só estou conseguindo
> enviar o arquivo se ele estiver no mesmo diretório do script cgi. Na
> verdade, nem está enviando, tenho um print logo após o suposto envio,
> ele imprime a mensagem, mas o arquivo não vai para o ftp remoto de jeito
> nenhum.

   Estou assumindo o seguinte, e posso estar enganado:
   1. Isto tudo roda em um linux (ou outro un*x qualquer);
   2. Seu mysql roda localmente no servidor;
   3. Você está usando um script perl com padrão CGI;
   4. Você roda apache no seu servidor un*x;

   A primeira coisa que pode não estar funcionando corretamente é
permissões de arqivo. Me explica (?:como|onde|porque|quando) você grava
arquivos, e com que (?:usuários|permissões) faz isso, por favor?

   A segunda coisa que pode estar errada é o caminho para o seu database
dump file. Pode ser que o apache "enganou" você, te fazendo acreditar
que poderia ver um diretório acima do seu, mas na verdade não é bem
assim... você experimentou indicar o caminho completo do arquivo para
seu script?

   A terceira coisa que eu olharia no seu lugar é se o FTP para onde
você deseja enviar funciona mesmo (e isso inclui permissões de usuário
corretas!). Você consegue executar o FTP na mão?

> Sei que pode parecer um pouco vago, mas se for necessário adiciono o
> código fonte na próxima resposta. Já adianto que estou seguindo a
> estrutura de código do
> http://search.cpan.org/~gbarr/libnet-1.19/Net/FTP.pm.

   Você quis dizer que se aproveitou de um exemplo do Net::FTP para
começar a brincadeira? Muito bom, normalmente eles funcionam bem. Mas
nem todos os exemplos são confiaveis... :-)

   Se você não se incomodar, eu gostaria de ver o fonte do seu programa...
   Você precisa mesmo fazer isto rodar sobre padrão CGI imediatamente? O
script não poderia rodar sozinho, possivelmente a partir de uma chamada
do crontab(1)?

   Putamplexos, benvindo ao grupo e aguardo retorno!
   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA