Re: [Cascavel-pm] código Perl é realmente difícil de ler?

Solli Moreira Honorio shonorio em terra.com.br
Segunda Junho 28 12:53:04 CDT 2004

Primeiro eu acho que o cara não deveria colocar este tipo de comentário no livro, isto mostra falta de argumentos... e isto pode significar que o resto do livro também esteja faltando vários argumentos para a própria linguagem.

Eu acho o TMTOWTDI eletista e excludente, só se o cara estiver muito afim de entender alguma coisa para se dedicar à aquilo. Tenho exemplo de alguns módulo no qual eu estou interagindo, normalmente os módulo fazem quase tudo.... quase tudo... Tenho todo o amor para incrementar a necessidade e passar o módulo para o público, mas o cara escreveu o cara de uma maneira de eu preciso passar um tempão entendendo o que aquilo quer dizer. Isto prova que o cara é fera em Perl, mas e daí ???  Esta dificultando a vida de outros que poderiam pegar dali para frente....

Quanto a qualidade dos programadores... eu acho que vocês estão esquecendo que Perl é uma linguagem 'eletista' no Brasil, e no mundo. A maioria é autoditata no assunto, são apaixonados pela linguagem, e utilizam bastante as comunidades para isto. Tenho isto pelas próprias comunidades de Perl no qual eu participo, temos vários  'manés', como eu por exemplo, querendo virar 'saint'.

O mesmo não ocorre com as linguagens comerciais, e ou dá moda. É comum encontrarmos 'manés' que não estão nem aí para isto, não gostam do que fazem, não tem vontade e nem habilitada de desenvolver-se no melhor da liguagem... aí meu amigo o negócio não funciona mesmo... neste cenário até Perl vira uma <beep>.....

Uma coisa é usar mau a linguagem porque quer ou é necessário (talvez a modelagem do problema tem limitações que o obriga a isto), outra porque você nem sabe disto.... O que é a maioria dos programadores !!!!!

Solli