[Cascavel-pm] código Perl é realmente difícil de ler?

Segunda Junho 28 08:08:21 CDT 2004

Alceu Rodrigues de Freitas Junior wrote:
[citação:]

> Eu concordo que Perl pode ter um código difícil de ler... mas qualquer
> linguagem de programação, que não se importe com espaços, também pode!

   Eu não concordo com isso! Podemos otimizar um programa para várias
coisas, até para ser legível (R. Schwartz, "Learning Perl"; L. Wall,
"Programming Perl", 3a ed.).

> Isso depende muito mais do programador... se ele não usa comentários,
> não usa nome de variavéis decentes, não usa identação... qualquer um
> terá trabalho para ler o código que ele criou.

   Bom, nesse caso, ASP pode ser anda pior... normalmente, os carinhas
que programam ASP (salvo excessões, certo, Solli?) não são muito
cuidadosos com esse tipo de detalhe...

> A única exceção que conheço para isso é Python, que obriga você a usar
> identação para estruturas como if-then-else. Mas como Perl adota a
> filosofia de livre pensamento... me parece justo que permita se
> fazer ou não essas coisas.

   Hum. Isso não pode de forma alguma ser considerado uma desvantagem do
Python. Mas poderia ser sugerido para o Parrot... :-) talvez, como um
switch ou pragma da linguagem. "use syntaticalIndentation;".

> O problema é que muitos programadores experientes, que não manjem de
> Perl e se depararam com algum código mal escrito, tem a mesma
> impressão. Talvez devessemos publicar algo no site do Cascavel.pm
> desmisticando isso e depois divulgar a informação. O que acham?

   Lamento, mas novamente sou obrigado a discordar de você.
   Programas "mal-escritos", depois de um certo tempo de aprendizado de
Perl, podem se tornar extremamente plásticos. Eles acabam se tornando
uma espécie de arte.

   Claro, você sempre deve se lembrar que quando Machado de Assis
escreve errado, é aclamado como "gênio neologista". Quando o carinha da
terceira série do primário escreve errado, além de nota baixa ainda é
rotulado como "burro" ou coisa pior. Em outras palavras, a intenção
pré-declarada de se expressar errôneamente é considerada arte. Inclusive
no mundo Perl.

   Não acredita? Leia:
   http://www.perlmonks.org/index.pl?node_id=1597
   http://www.perlmonks.org/index.pl?node_id=1590

   E divirta-se, mantendo em mente que até mesmo um mictório, quando
exposto como arte pop, perde sua funcionalidade original, se tornando
arte... ;-)

   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA