[Cascavel-pm] Analise de tendencia

Ramoni ramoni em databras.com.br
Quarta Junho 23 15:17:14 CDT 2004

Nao sei se entendi bem..., mas tendencia como o nome diz eh relativo..
o q vc pode fazer eh  a cada novo numero, voce calcular uma media dos que voce
tem (pode ser ponderada ou aritmetica), e compara a media a esse novo numero,
em funcao de uma tolerancia q vc poderia fornecer em porcentagem..., daih
aceita-lo ou nao...

mais claramente:
media sem peso:

1 1 1 4 4 6 = 2.8
novo numero: 12
margem: + - 200% (daria 8.4)
nao entraria, sacou ?
se fosse 8 o novo numero, entraria,
e ficaria:
1 1 1 4 4 6 8 = 3.57, que com essa mragem, agora aceitaria ateh 10.7
em fim... ?

Acho q o ideal seria usando pesos, media ponderada, assim,
a media acompanharia melhor a "tendencia" dos valores pois voce poderia dar
peso maior aos ultimos numeros.

eh isso mesmo q vc ker ?