[Cascavel-pm] Re: Interface de comunicação para envio de SMS com Perl

Luis Champs de Carvalho monsieur_champs em yahoo.com.br
Sexta Julho 16 13:35:38 CDT 2004

  "NELSON FERRAZ" E "MARCO MAGO": leiam esta coisa! Está comprido mas
tenho certeza de que vocês podem ajudar!

On Fri, 16 Jul 2004, Marco A P D´Andrade wrote:
> Luis,
>
> Sinto sua empolgação, e o projeto também me chama a atenção, mas antes
> de avançar muito, lembro que o MAGO é outro Marco :( ... Eu atuo na
> Embratel, e ele nas Teles de Celular...

  Sem problemas.
  Na verdade, o engano foi meu.

  Mago, por favor leia a seqüência, eu procurei não cortar o texto.
  Acho que está compreensível.
  Preciso da ajuda de ambos...

  De qualquer forma, eu tenho certeza de que será necessário a ajuda de
mais gente para implementar algo consistente e capaz de fazer sucesso. Não
posso me restringir a apenas uma linguagem de programação para a API. :-)

> Eu não colocaria como foco a validade juridica, pois para isto os
> envolvidos com a solução poderiam ser envolvidos com comprovação de
> envio, que talvez não fosse o essencial. Claro que dependendo do "custo"
> em termos de recursos isto seria bem interessante...

  Reserve isso para mais tarde no potinho [1]. :-)

> No mínimo as api's utilizadas para repassar as mensagens recebidas de
> páginas web existem...

  Ou não. Podem ser apenas comandos para enviar mensagens diretamente para
a antena (ou chame como for mais apropriado) de transmissão. Ou apenas uma
inserção em um banco de dados varrido freqüêntemente (ou não) pelo
mecanismo de envio de SMS's...

  Bom, BTW, persiste a pergunta.
  $e você puder ajudar, mda, eu vou ficar muito agradecido.
  $o Many Thank$$$ :-)

> O que eu sito como limite seria uma forma de evitar a ocorrencia de spam
> dentro deste mecanismo (ou reduzir), pois com pagamento posterior,
> existe a brecha para renuncias, salvo se fosse restrito à planos
> empresariais, mas que não atingiria todos os interessados... Devem ser
> analizadas formas de certificar que o remetente é realmente quem afirma
> ser...

  Lembra do potinho [1]? Não existem muitas brechas para renúncia, exceto
em caso de perda da sua chave de autenticação, o que, vamos e venhamos,
não pode ser um evento muito comum, desejável ou não estar corretamente
previsto em contrato.

  Quando um SMS Request chegar, tenho certeza de que estou conversando com
a pessoa certa. É para isso que se usa criptografia.

> Com esta base seriam possíveis recursos como  `SMS Pré-pago` e Limite
> diario/horario para evitar sobrecarga nos sistemas.

  Tudo isso pode ser implementado sem maiores chateações.
  E ainda podemos aproveitar a existência de contas de celular pré- e
pós-pagas, de onde sacamos dinheiro para pagar os SMS's exatamente como se
um aparelho de verdade os estivesse enviando.

> Isto é um fato, mas até que ponto uma ferramenta de mero envio de email
> (eramos usuarios na atl) nâo seria suficiente?

  Hum. O email utiliza um protocolo cheio de falhas de segurança, que não
pode ser implementado facilmente por uma API pequena. Além disso, é muito
mais sujeito a spoofing, sniffing e correlatos. Também existe a questão da
eficiência: o protocolo SMTP garante TENTATIVAS de entrega durante os
próximos SETE DIAS, atraso altamente indesejável em se tratando de
mensagens SMS... ainda mais no caso de monitoramento eletrônico de
sistemas...

> Se houver espaço/necessidade de mão de obra adicional... dá um grito!

  Hum. "Claro" que dá negócio. Basta estar "Vivo". :-) Estou precisando de
contatos bons, de gente que consiga ajudar a pensar a coisa em nível
nacional. Muito interessante seria a ajuda dos envolvidos com TELE's.
:-) Gostaria de ouvir a opinião de todos por aqui.

  Se alguém souber de serviços similares, sou todo mailbox!

  MDA: Obrigado pelas dicas e palpites. :-) Ainda vamos conversar mais
sobre isso.

  Putamplexos!
- --
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA