[Cascavel-pm] GPL

Luis Champs de Carvalho monsieur_champs em yahoo.com.br
Segunda Julho 12 07:54:26 CDT 2004

On Fri, 9 Jul 2004, Rod Za wrote:
> Lista,
>
> Desculpe me se a pergunta está fora de tópico, mas estou com uma dúvida
> e talvez alguém possa me esclarecer. Digamos que vc faça parte de um
> projeto "open-source" de repende vc discorda do coordenador do projeto e
> acha que o caminho que o projeto está seguindo não é ideal. Seria legal
> começar um outro projeto com o mesmo propósito (tipo: syslog /
> syslog-ng)?

  Normalmente, se o coordenador do projeto discorda de alguém, deve ter
boas razões para isso. Eu aconselho você a conversar. Muito. Argumente,
com racionalidade, e pondere pacientemente todas as alternativas. Pergunte
se você tiver dúvidas. Escute os outros membros do projeto. Normalmente,
decisões de monta não são tomadas por apenas uma pessoa. A maior parte dos
projetos Open-Source são democráticos e meritocráticos.

  Talvez você esteja deixando alguma coisa escapar à sua visão, e talvez
você tenha um ponto de vista que pode ser muito melhor do que o ponto de
vista dos outros membros do projeto. Tanto em um caso quanto no outro,
você precisa conversar e convencer (ou ser convencido) de que seu ponto de
vista é (ou não) o melhor (ou pior) para uma determinada situação.

  Lembre-se: argumente com racioalidade, pondere os argumentos
apresentados a você. Tenho certeza de que ninguém quer impor nada nem a
você nem a comunidade.

  Se tudo o mais falhar, ainda acho que pode valer à pena continuar. Quem
disse que tudo neste mundo precisa ser do jeito que a gente gosta? Isso
vai mostrar profissionalismo, responsabilidade e compromisso da sua parte,
e pode ajudar outras pessoas a reconhecer o hacker que existe em você.

  Em tempo: o Syslog-ng não é uma "dissidência" do Syslog, mas uma forma
de romper com os paradigmas existentes: algumas coisas precisavam mudar
radicalmente e o grupo do syslog não achou que a compatibilidade com
versões anteriores era uma coisa interessante (ou, quem sabe, praticável).
Isso não tem nada a ver com o ponto de vista de uma ou outra pessoa. Tem a
ver com a qualidade do produto que se dejesa oferecer.

  Pense positivo, e use seu "músculo" mais importante: o cérebro. ;-)

  Desculpe ter escrito tanto, e obrigado por ler minhas chatisses!
  Boa sorte, e putamplexos!
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA