[Cascavel-pm] Hash dentro de hash.

SilvioCVdeAlmeida scvalmei em graaph.arq.br
Segunda Julho 5 10:08:54 CDT 2004

> Rod Za wrote:

> Desculpe me eu fui muito simplista.
>
> Estou tentando fazer um package para o tratamento
> de alunos em uma sala de aula. Pensei na seguinte
> estrutura: uma variável [...]

Um package para que tipo de tratamento?

> No caso o que eu gostaria de saber é se o uso de uma
> referencia hash como em alunos => \%alunos seria a
> melhor solução para tal estrutura.

O fundamento da ciência da informação é: guarde as coisas
da forma mais adequada possível para que você possa
encontrá-las com a maior eficiência (ou facilidade)
possível no maior número possível de vezes que precisar
delas.

Em Perl, você vai gastar mais tempo para recuperar dados
de um hash que de um array. Mas pode ser perfeitamente
conveniente armazená-los em hash para simplificar o
programa, sem qualquer perda perceptível de desempenho.

Quanto ao uso de referências, não há muito o que discutir,
pois esta é a única forma de criar estruturas complexas
em Perl. Lembre-se que uma referência nada mais é que um
escalar, que pode estar dentro de um array ou dentro de
um hash. Não há outra possibilidade.

Silvio