[Cascavel-pm] RE: [Psl-rj] Todo software é de dominio público ?

Solli Moreria Honorio shonorio em terra.com.br
Sexta Julho 2 20:15:44 CDT 2004

Ola Fernando.... puxa como este negócio de internet é dinâmico mesmo
hein.... eu postei isto numa lista de Perl e já tenho uns 3 caras
comentando isto comigo. Eu acho este discução interessante em 3 pontos,
sendo elas:

1º. Não estamos falando em pirataria de produtos e sim de pedaços de
códigos, aquele ‘estojo de maquiagem’ que levamos de um serviço para
outro. São aqueles ‘bichinhos’ que nós nos sentimos donos, mas será que
somos ???? Será que não é da empresa, afinal estamos sendo pagos para
desenvolver uma solução e o resultado disto é todo da empresa. Já fiquei
sabendo de pessoas que tiveram problemas ao postar códigos em lista de
discussão, e a empresa no qual o cara trabalhava entendeu isto como
divulgação de propriedade intelectual da empresa.

2º. A questão da funcionalidade, recentemente o mundo ficou comentando a
duplo clique da Microsoft ! Será que quando copiamos a ação de um
determinado software, não estamos infrigindo algum tipo de licença ???
Recentemente a Apple conseguiu proibir um pessoal ‘open source’ a
reproduzir a sua atual interface gráfica (eu acho que é a acqua !)... os
caras não haviam escrito um único código igual ao da Apple, simplesmente
copiaram o skin... mas tiveram que abandonar o projeto.

3º. É em questão aos código em softwares GPL (ou equivalentes),
atualmente o Linux está em uma disputa judicial (entre a SCO e a IBM)
porque um colaborador (IBM) pode ter implementado um pedaço de código
protegido (SCO). Isto tanto é importante que o Linus estará
implementando um processo de identificação dos colaboradores e seus
códigos implementados, para com isto saber “exatamente” quem incluiu o
quê no Linux, até então o importante era incluir.

Por último Fernando, quero pegar um pedaço de seu email “Nem que seja
software livre é garantidamente legal.”, e comentar algo do meu
dia-a-dia.

Aonde eu trabalho tenho encontrado resistência do meu chefe com software
livre, e um dos argumento é que a Microsoft tem um seguro onde ela
assume todos os ônus de um possível processo sobre algum tipo de
tecnologia que você esteja utilizando através dos softwares Microsoft.
Isto pode parecer ridículo, mas é um fato e tenho certeza que ficará
pior daqui para frente. Um exemplo disto é que o Mandic foi (ou está
sendo) processado pela UOL porque ele implementou uma  solução de
identificação de email para evitar o spam semelhante ao da UOL. A UOL
alega que está patentiando o processo de enviar um email perguntando se
você quer mesmo enviar o email, e o Mandic argumenta que este negócio já
era utilizado antes mesmo da UOL....

Abraços,

Solli M. Honorio