[Cascavel-pm] Como andam os grupos? + marketing para o PM.org brasuca

Sábado Dezembro 11 17:59:09 CST 2004

Er Galvão Abbott - PM Porto Alegre wrote:
> O encontro contou com a minha presença e a do Flávio Glock (Brasil.pm).
> Citando as palavras do Flávio, o que importa é qualidade e não quantidade.

   <funny>Eu sempre escutei isso de pessoas idosas, especialmente quando
questionadas sobre seu desempenho sexual...</funny>

> Conversamos sobre diversos assuntos, entre eles a crescente preocupação
> de que a linguagem esteja agonizando aqui no Brasil e em menor escala no
> mundo.

   Calma ai!
   A linguagem estah muito bem no planeta todo.
   Para quem quiser ver um bom exemplo disso, eu sugiro ler as listas do
Paris-PM, do London-PM e do Boston-PM, para comecar. Sao muito
movimentadas, e contam com uma grande quantidade de pessoas. Juntas,
devem somar mais de 500 pessoas. (Sim, eu sei... nao eh muito, comparado
com outras linguagens).

   Recomendo tambem que veja os 30000 inscritos no website
PerlMonks.org,  o maior grupo de usuarios reunidos em comunidade em
torno de uma linguagem de programacao que eu tenho noticia.

   Tambem o website de empregos http://jobs.perl.org/ estah sempre muito
movimentado. Tem muitas ofertas de empregos, especialmente relacionadas
com ModPerl e Mason.

   O fato (contundente) eh que a linguagem aqui no Brasil eh
esteriotipada como "scripting" de baixa produtividade, sem seriedade. E
os executivos aceitam isso, sem maiores questionamentos, jah que para
eles nao hah qualquer diferenca entre usar Perl, Java, awk ou
${favourite_lang}. Eles nao sabem dizer o que melhora ou piora.

> Como exemplos disso cito:
>
> 1) um mail de 16/11 do Luis: "Os encontros sociais do SP-PM são sempre
> no terceiro sábado de cada mês. Eu ando meio cansado de beber sozinho"

   Hah principalmente dois motivos para esta situacao, e reconheco /mea
culpa/ em ambos os casos.

   A) Nao hah muita divulgacao do trabalho dos Sao Paulo Perl Mongers.
Muito disso eh omissao minha, por sobrecarga de atividades, na maior
parte das vezes. Eu deveria ter contatado alguns redatores, e enviado
alguns press-releases sobre a linguagem. Infelizmente, nao tenho muito
tino jornalistico, e acabo protelando isto para "depois"...
   B) Nao hah muito apoio (talvez por nao haver muita divulgacao?) para
os usuarios de Perl Paulistanos. Alem do gruopo de usuarios (que vem de
fora) e dos recursos que o PM.org disponibiliza, praticamente nao hah
qualquer tipo de investimento.

   A este respeito, vale aa pena contar uma historia da carochinha:
aceitei um trabalho como terceiro por um dos menores salarios da minha
carreira com uma empresa de nome IBex (www.ibex.com.br), contra a
promessa de obter alguma divulgacao e alguma exposicao na midia.

   O que consegui foram 3 meses de trabalho semi-escravo, suportando uma
base de codigo caotica e amadora, suportando insultos e ironias pouco
respeitosas sobre a minha profissao.

   Desnecessario dizer que isto desestimularia ateh mesmo Sao Francisco
de Assis...

> 2) O nosso próprio encontro, que na sua primeira edição teve seu maior
> quórum, com três pessoas...

   Acredito que voces estejam no mesmo caminho que o SP-PM: pouca
divulgacao e baixa exposicao na midia. Precisamos reverter este quadro.
Isto eh o que mais atrapalha os grupos e o que mais prejudica nosso
crescimento (tanto em numero de pessoas quanto em importancia no cenario
do software nacional).

   Estou convicto de que deveriamos tentar trabalhar nestes pontos:
   A) Conquista do mercado futuro: precisamos desesperadamente inflitrar
o PM.org nas universidades. Isto seria mais simples se eu fosse ligado a
uma universidade publica. Mas acredito que alguns dos Monges ainda
frequentam os bancos das universidades publicas do pais e podem ajudar,
procurando as associacoes de alunos e os institutos de computacao e
matematica de suas universidades.
   B) Aparicoes na midia: precisamos ter um "departamento de imprensa"
capaz de divulgar as acoes na midia nacional, de acordo com a regiao de
importancia e atraves de Press Releases, falando sobre o grupo e sobre a
linguagem Perl. Isto ajudaria a despertar interesse dos empreendedores e
das pessoas ligadas ao comercio e aa industria do software nacional.
   C) Cursos, Palestras e Workshops sobre a linguagem Perl,
especialmente nas universidades e colegios tecnicos, para formar a nova
geracao de programadores.
   D) (Consequencia) Obtencao de patrocinio, especialmente da industria
ligada ao uso e consumo da Internet no Brasil. Estes sao, na minha
opiniao, os maiores interessados e consumidores da mao de obra
especializada na linguagem que temos atualmente.

> 3) Um node postado no PerlMonks por um programador europeu falando sobre
> a diminuição de vagas de Perl no mercado por lá (não tenho o link no
> momento, mas se alguém se interessar posso procurar).

   O mercado europeu de trabalho de TI (especialmente as vagas voltadas
para a Internet) eh um pouco sazonal. Eles tem "altas" e "baixas"
relativamente regulares. Nao acredito que esta seja uma boa fonte de
informacoes para se compreender o que acontece com a linguagem no mundo.

> Conversamos também sobre a idéia do Flávio de realizar o encontro
> nacional aqui em Porto Alegre no ano que vem. Achei bem legal, pois
> ultimamente anda complicado pra mim viajar e gostaria muito de conhecer
> todos. Inclusive me dispus a ajudar o Flávio, e extendo à toda lista, no
> que puder para o encontro do ano que vem.

   Oba! Encontro! Farra! Cidade nova para conhecer!
   Posso levar minha esposa? Ela adoraria conhecer Porto Alegre... :^)
   Por favor, me mantenham informado. Estou cansado de nao aparecer.

   E podem contar com algumas palestras minhas, tambem.

> Honestamente eu ando preocupado há algum tempo. Embora tenhamos 10
> associados, o interesse demonstrado pelo grupo não é muito animador.

   Quantas das frentes de trabalho que eu enumerei acima voces praticam?
Questionem a voces mesmos sobre as atitudes mercadologicas do grupo:
voces se divulgam? Como esperam "vender" a linguagem e aumentar o numero
de participantes do grupo sem "aparecer" e se darem a conhecer?

> Inclusive levei os livros conseguidos através do UG da O'Reilly e
> imaginei que isso despertaria um pouco o pessoal, mas pelo jeito serei o
> autor de todas as resenhas de nosso grupo...

   Voce ainda pegou livros... :-) E eu que nem me animei a pega-los...

> Sei que não tenho tido tempo de realizar grandes feitos para o grupo de
> Porto Alegre, por isso vou tentar algumas coisas na medida do possível:
>
> 1) Planejo um redesign do nosso site para breve. Eu como desenvolvedor
> web me sinto meio acanhado com aquele design e tem muita coisa ali que
> pode ser melhorada.

   Transforme isto em divulgacao. Anuncie aos quatro ventos "O website
do Porto Alegre PM estah de cara nova!". Mensure os resultados
acompanhando o numero de visitantes e o numero de novas inscricoes.
Tenho certeza de que novos membros aparecerao.

> 2) Pretendo tornar o conteúdo do site mais ativo, já que as coisas andam
> bem paradas por lá

   Eu estou precisando fazer as duas coisas, tambem. Mas ainda nao tenho
folego suficiente. Quem sabe, em mais alguns meses, minha vida nao se
estabiliza um pouco e nao me permite tentar?

> 3) Pretendo procurar mais associados em outras listas e divulgar mais o
> grupo

   Isto! Isto faz falta!
   Se voce souber de canais de acesso mais simples, ou tiver sugestoes
de atitudes e medidas para aumentar o conhecimento das pessoas sobre a
linguagem e sobre os grupos de usuarios, por favor poste para a gente.
Eu estou atras de coisas simples, baratas, faceis de fazer e que me
tragam bons resultados nesta area.

> Espero com isso ajudar o grupo daqui a crescer, não só em número de
> associados, mas especialmente em interesse. Mas, como disse antes, eu
> ando preocupado.

   Conte comigo, na medida do possivel.
   Eu tenho algumas crises para superar, atualmente. Mas tenho feh de
que as coisas vao se normalizar, em mais um ou dois meses...

> Gostaria de ouvir o que o restante da lista teria a dizer. Como anda a
> movimentação nos outros grupos?

   Como voce pode ver, a movimentacao do SP-PM eh inercial. Estamos com
apenas 5 membros, e, ateh onde eu sei, apenas dois ativos.

   Mas tenho esperanca de que as coisas nao podem ficar piores no ano
que chega, e a tendencia esperada eh melhorar.... :-)

   Naturalmente otimista, putamplexos!
   Luis Campos de Carvalho is BsC in Computer Science,
   Certified Oracle DBA, UNIX and Linux lover, Perl
   Fanatic and Leader of the Sao Paulo Perl Mongers