[Cascavel-pm] Re: [OT] Duvida sobre login !

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Quarta Abril 14 09:37:24 CDT 2004

Uira Tupinambas Lima wrote:
> O Problema é que estou desenvolvendo para Apache !!! Tem algum outro
> site que eu possa rpocurar auxilio ? Procurei no Google mas só achei lixo !

   Olá, Uira.

   Me desculpe a indiscrição. Eu gostaria de ter certeza da sua orígem
indígena (sugerida pelo sobrenome nobre que você carrega).

   Ao seu problema, meu caro:

   Você precisa saber o que deseja controlar.
     a. Controlar apenas o acesso ao site / script

     Talvez você não deva fazer isso em perl, mas usando as
funcionalidades do seu Apache. (: Tem muita coisa sobre autenticação que
pode te ajudar.
   Veja este artigo [http://httpd.apache.org/docs/howto/auth.html] que
tem tudo o que o Apache implementa em termos de autenticação.

     b. Controlar o acesso ao site / script, manter informações voláteis
sobre a sessão do sujeito

     Este caso é uma extensão do caso (a). Para manter registro das
sessões e oportunamente armazenar informações (voláteis e inseguras)
sobre um determinado usuário, (possivelmente) relacionadas com
informações (perenes, seguras) sobre o próprio, armazenadas em banco de
dados, você vai gostar de ler sobre o CGI, CGI::Carp, CGI::Session e
sobre os módulos de acesso a banco de dados via Perl: DBI, Class::DBI,
Class::DBI::AutoLoader, Class::Accessor. Também pode se interessar pelos
módulos de gerenciamento de conteúdo chamados HTML::Template e
Template::Toolkit, meus favoritos.

   Tudo isso está disponível para download (grátis, open-source) via
CPAN, outro módulo do Perl muito útil.

   Isso deve colocar você no caminho certo.
   Se você precisar de resultados mais ou menos rápidos, mande email
para a lista cascavel-pm em cascavel.pm.org com algum código que você
começou, que o pessoal ajuda a completar as lacunas. (:

   Abaixo, uma pequena referência de tudo o que eu mencionei nesta mensagem.
   Boa sorte, putamplexos e saudações!

CPAN
http://search.cpan.org/author/ANDK/CPAN-1.76/lib/CPAN.pm

CGI
http://search.cpan.org/author/LDS/CGI.pm-3.05/CGI.pm

CGI::Session
http://search.cpan.org/author/SHERZODR/CGI-Session-3.95/Session.pm

DBI
http://search.cpan.org/author/TIMB/DBI-1.42/DBI.pm

Class::DBI
http://search.cpan.org/author/TMTM/Class-DBI-0.95/lib/Class/DBI.pm

Class::DBI::AutoLoader
http://search.cpan.org/author/RYANPARR/Class-DBI-AutoLoader-0.12/AutoLoader.pm

Template::Toolkit
http://search.cpan.org/~abw/Template-Toolkit-2.13/

HTML::Template
http://search.cpan.org/author/SAMTREGAR/HTML-Template-2.6/Template.pm

   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA