[Cascavel-pm] Script para criacao de arquivo dhcpd.conf

Nelson Ferraz nferraz em phperl.com
Sexta Setembro 5 15:22:47 CDT 2003

On Qui, 2003-09-04 at 22:10, Leandro Costa wrote:
> Ola galera !!!
> Depois das dicas que peguei com vcs para trabalhar com arquivos, resolvi
> botar a mao na massa.
> Mais nao consigo fazer isso !!!!

A minha primeira sugestão é incluir um "#!/usr/bin/perl -w" e um "use
strict" no começo do arquivo. Ajuda a evitar erros. ;)

Minha segunda sugestão é não escrever e ler diretamente de arquivos.
Leia os dados da entrada padrão (<STDIN> ou <>) e escreva para a saída
padrão (print). Com isso fica muito mais fácil debugar o código, e
quando tudo estiver ok você poderá redirecionar tanto a entrada quanto a
saída para arquivos.

Assim, o seu código ficará mais simples:

while (my $linha = <>) {
  my ($status,$username,$hostname,$mac,$ip) = split (";", $linha);
  if ($status == 0) {
    print "123";
  } else {
    print "456";
  }
}

> Outra coisa que ainda nao fiz, seria verificar se existe o arquivo
> dhcpd.conf caso existe renomear o antigo para dhcpd.conf.data+hora

Para verificar a existência de um arquivo, use:

  if (-f $filename) {

  }

--
Nelson Ferraz <nferraz em phperl.com>