[Cascavel-pm] BD em Perl

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Quinta Outubro 16 09:20:12 CDT 2003

Diga lá adriano,

O acesso a banco de dados no Perl normalmente é feito através da DBI,
que é um módulo da CPAN. A DBI funciona mais ou menos (muito mais ou
menos) como o ODBC, por que ele tem duas camadas, a primeira que é a
própria DBI e depois os drivers, no caso do mysql o DBD::mysql. Um
exemplo de acesso a banco em perl seria assim:

<perl>
use DBI;
use strict;
my $dbi =
DBI->connect("dbi:mysql:database=mydatabase;host=localhot","user","password") || die $!;
my $sth = $dbi->prepare("SELECT * FROM myTable");
$sth->execute || die $!;
while (my $row = $sth->fetchrow_hashref) {
	# fazer alguma coisa com $row, que é uma
	# referência para um hash
}
$sth->finish;
$dbi->disconnect;
</perl>

A documentação mais rápida é, sem dúvida:
perldoc DBI
perldoc DBD::mysql
Mas tem um livro da O'Relly sobre a DBI, eu acho que o nome
é "Mastering DBI" ou qualquer coisa assim...

Quanto à viabilidade, vc só precisa pensar em outros bancos se você
precisar de subselects, stored procedures e coisas assim... a escolha
imediatamente depois do mysql IMHO, é o postgresql. Em uma estrutura de
dados simples, o Mysql é o mais interessante pela sua performance.