[Cascavel-pm] [Projeto]: API de Autenticação Versátil e Auto-Extensível

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Terça Outubro 7 07:36:05 CDT 2003

Nelson C. T. Ferraz wrote:

> Você poderia passar estas informacões usando um hash:
>
> my $auth = new Auth (
>             type => "DBI",
>             db_name => "test",
>             db_host => "localhost"
> );
>
> Se você quiser muito usar uma string, pode usar uma estrutura como esta:
>
> "type:DBI db_name:test db_host:localhost"
>
> Aí é só transformar a string em um hash.

   Obrigado, Nelson, mas ainda não cheguei lá.
   Eu não tenho problema para codificar coisas como o query de SQL que
deve ser utilizado pelo Auth::DBI nem o URL que deve ser utilizado pelo
Auth::CGI para autenticar o sujeito. Meu problema é codificar isso tudo
de forma que eu possa instanciar automaticamente o tipo correto, sem
precisar de muito esforço.

   Caso eu precise passar parâmetros como estamos vendo, não conseguirei
a tão desejada *uniformidade*, característica sem a qual uma interface
não tem razão de ser.

   Eu pensei em usar um esquema parecido com nossos URI's:

   pop://host

   cgi://true_answer:false_answer@URL

   htpp://www.authentication.via.apache.org

   sql://dbuser:dbpasswd:SELECT user, passwd FROM table WHERE user = ?
AND passwd = PASSWD(?) LIMIT 1 em host

   Vejam como este esquema funciona bem para a maior parte das formas
utilizadas. Meu problema é que ainda não é bom para SQL, ou eu ainda não
consegui encontrar um padrão descente para codificar um URI para Auth::DBI.

   Sugestões, palpites, encorajamentos, piadinhas (engraçadas) e
críticas são muito bem-vindas...

   Luis Campos de Carvalho is Computer Scientist,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA