[Cascavel-pm] Re: [Cascavel-pm] Re: [Cascavel-pm] Programação visual

Ednardo Lobo ednardo em elobo.cjb.net
Segunda Março 10 09:43:12 CST 2003

On Mon, Mar 10, 2003 at 11:14:28AM -0300, Luis Campos de Carvalho wrote:
>   PessoALL

>   [Posso estar enganado!]

    [Você está enganado, e bastante !!!]

    Peço desculpa pela a minha franqueza  e contundez, mas como se trata
de uma questão importante e que diz  respeito a tudo o que é o Movimento
Software Livre (Free Software) e de atribuir créditos a quem é realmente
de direito.

    A idéia  de Software Livre ou  Aberto, cujo o código  fonte deva ser
colocado  em  disponibilidade,  foi concebida  originalmente  pela  Free
Software Foundation e a ela deve  ser dado o crédito por essa importante
contribuição.

>   Me  desculpe,  mas  acho  que  é o  contrário:  O  termo  depreciado
> atualmente  é "Free  Software",  por causa  da  confusão freqüente  do
> significado da palavra 'Free' na  expressão com o significado da mesma
> palavra em outros  lugares, como em "Free Beer"  (cerveja grátis), que
> não reflete, de forma alguma a filosofia do Projeto GNU.
>
>   Interessado? =-] Leia mais aqui:
>
>   http://www.gnu.org/philosophy/philosophy.html

    É fato  que as pessoas  confundem "Free" com  "grátis" e essa  é uma
confusão que precisa ser desfeita e, principalmente, é preciso ressaltar
o lado  social do Movimento  Software Livre, que a  meu modo de  ver, já
seria o suficiente para motivar qualquer cidadão consciente a se engajar
nesse movimento.  E é justamente por  relevar essa questão social  que o
termo "Open  Source" é  depreciado quando se  quizer fazer  referência à
Projeto GNU, Free Software  Foundation, Debian, código fonte disponível,
etc.

>   A história faz parte do artigo
>
>   http://www.gnu.org/philosophy/free-software-for-freedom.html

    Muito  interessante esse  texto, a  começar pelo  título "Why  `Free
Software' is  better than  `Open Source'",  que além  de esclarer  o que
estou colocando,  aborda outras questões.  Só não entendi porque  você o
citou para ressaltar o contrário.

    Enfim,  "Free Software"  e  "Open Source"  são  dois movimentos  que
caminham  em paralelo,  com ideologias  em comum,  mas independentes.  É
preciso, portanto, ter  cuidado ao se fazer referência a  coisas que são
incomuns a  ambos e,  especialmente, dar  crédito sobre  contribuições a
quem é realmente de direito.

>   Que explica mais sobre o  significado do "Free Software" Também pode
> ser interessante consultar a página  oficial do Movimento Open Source,
> que hoje é um movimento separado do Movimento Free Software:
>
>   http://www.opensource.org/
>
>   Espero que isso ajude a deixar as coisas claras. =-]
>
>   []'z4ALL.

    Não acompanho e  nem conheço a história do  movimento 'Open Source',
ao contrário do movimento 'Free Software', portanto, qualquer informação
sobre  a  história,  motivações  e  contribuições  desse  movimento  são
bem-vidas.

--
    Ednardo Lobo - www.elobo.cjb.net

    Por favor, evitem enviar anexos no formato MS-Office, obrigado!
    Veja: http://www.fsf.org/philosophy/no-word-attachments.pt.html