[Cascavel-pm] HTML Encode

Ednardo Lobo ednardo em elobo.cjb.net
Quarta Julho 16 08:07:30 CDT 2003

On Wed, Jul 16, 2003 at 12:33:00AM -0300, Fabiano Reese Righetti wrote:
>    Olá pessoal!
>
>    Estava  atualizando o  site da  Cascavel-PM, e  resolvi utilizar  o
> XML::Simple em vez  do XML::Parser, por se tornar  mais prático quando
> for adicionar outras seções...

    Legal!

> [...]
> substituídos por algo bem anormal hehe.
>
>    O problema  é o  seguinte, depois de  o xml  parseado (XML::Simple)
> e  colocado  no template  (HTML::Template),  quando  vou vizualizar  o
> resultado  (HTML)  num browser,  os  acentos  estão como  dito  acima,
> anormais... porém se rodo o script no console, verifico que os acentos
> estão certos...
>
>    Ok. A  minha pergunta é,  porque ocorre esta deformação  quando vou
> vizualizar nos browsers?  Será que o encode do cabeçalho  do .xml esta
> errado? <?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1" ?>

    Esse é o mesmo problema que tivemos quando eleboramos o PARSE para a
Tekneeq. Não consegui entender como  funciona essas condificações no XML
e isso ainda é um mistério para  mim. Mas me recordo que de alguma forma
conseguimos contornar o problema na Tekneeq! Dá uma verificada lá e veja
como fizemos.

>    A solução  que estou utilizando, é  percorrer o hash e  converte os
> acentos  para ¨HTML¨  (Ex.:  é  -> &eacute;)  antes  de  jogar para  o
> HTML::Template. Mas isto fica um tanto desagradavel!

    Uma melhor alternativa, talvez a ideal, seja usar XSL para converter
XML em  HTML. Os  navegadores atuais  entendem XSL  e fazem  a conversão
perfeitamente.

    Talvez alguém na lista tenha  afinidade com XSL e possa providenciar
o código para fazer a conversão que você precisa.

>    Existe algum módulo que faça esta codificação?
>
>    Exemplo XML: http://cascavel.pm.org/xml/novidades.xml

    XSL é prefeito para isso!!

    Dê  uma olhada,  não é  muito  complicado e  talvez com  a ajuda  do
pessoal da lista resolva isso rápido.

--
    Ednardo Lobo - www.elobo.cjb.net, www.lobosnet.com

    Por favor, evitem enviar anexos no formato MS-Office, obrigado!
    Veja: http://www.fsf.org/philosophy/no-word-attachments.pt.html