[Cascavel-pm] uso de flock

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em yahoo.com.br
Segunda Julho 7 21:01:13 CDT 2003

On Fri, 04 Jul 2003 17:34:47 -0300
Luis Campos de Carvalho <lechamps em terra.com.br> wrote:

>    Pode parecer bobagem, mas você precisa executar o flock() antes de
> abrir o arquivo...

Antes? Os exemplos que eu vi dizem para abrir o um descritor de arquivos e depois usar flock nele... pelo menos faz sentido...

>    Não existe garantia de honrar o bloqueio por parte do S.O.
>    Os processos que forem sobreescrever o artigo e não usarem flock()
> podem conseguir.

Ahn, que beleza. :-| Simplesmente não vou poder fazer isso.

>    o "echo" e o $SHELL não respeitam flock().
>    Cuidado.

Acho que vou fazer o CGI criar um arquivo de lock, e usar flock nele. Assim ele roda o processo apenas se esse arquivo estiver liberado para leitura.Se estiver, ele roda o comando. Se não estiver, ele espera por algum tempo, até conseguir acesso ao arquivo de lock ou estourar o tempo de timeout, o que ocorrer primeiro.

Faz sentido usar tal estratégia?

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
--
glasswalk3r em yahoo.com.br