[Cascavel-pm] uso de flock

Sexta Julho 4 15:10:14 CDT 2003

Olá gente,

Estou com uma dúvida quanto ao uso do flock.

Eu gostaria de proteger um arquivo texto com essa
função à partir de um CGI. Por exemplo, enquanto uma
pessoa estiver escrevendo nesse arquivo, ou não
conseguirá até o bloqueio ser removido.

Eu faria mais ou menos assim:

open(FILE,">arquivo");
flock FILE (modo);

Agora minhas dúvidas:

1 - o sistema operacional respeita esse bloqueio? se
um processo qualquer além do CGI tentar escrever nesse
arquivo, o sistema operacional irá honrar o bloqueio?

2 - eu não quero escrever diretamente no arquivo.
Diríamos que quero simplesmente executar um comando do
sistema que escreva algo nesse arquivo para mim, por
exemplo:

system(echo 'teste' > arquivo);

Se eu abrir o ponteiro para o arquivo, executar flock
para esse ponteiro e executar o comando, o bloqueio
continua valendo?

Obrigado!

[]´s

=====
Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br
http://www.imortais.cjb.net
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life." - Sir Winston Churchill