[Cascavel-pm] GtkPerl

Ednardo Lobo ednardo em elobo.cjb.net
Sexta Janeiro 3 16:01:13 CST 2003

On Fri, Jan 03, 2003 at 01:25:25PM +0200, ocxy wrote:
> On Thu, 2 Jan 2003 20:22:31 -0200, Ednardo Lobo wrote

>       Pois  esta eh  uma das  ideias, criar  ferramentas visuais  para
> configuracao de servidores web,firewall, etc...

    Interessante, mas não  se esqueça, que uma das  grandes virtudes dos
servidores Unix, é a facilidade com podem ser gerenciados remotamente. E
isso, a não ser  que você possua o X, só é  feito através de ferramentas
em modo texto, através de uma sessão telnet ou ssh.

    Penso que hoje,  a maior necessidade de ferramentas  visuais está em
ambientes Dektops,  voltadas a outros  tipos de usuários, que  não sejam
administradores de servidores.

    Hoje,  pelo  menos  eu,  um  administrador  de  servidores,  procuro
automatizar toda a  configuração, de forma a não  precisar interagir com
nenhuma ferramenta.  Quando muito, disponibilizo uma  interface WEB para
que usuários possam  personalizar algum serviço que  é disponibilizado a
eles (ex: senha da sua conta de email).

>       Estou pensando em implementar algo nesse sentido...

    Hoje, a perl não é tão popular quanto o PHP para aplicações WEB pois
não  é  especialmente voltada  para  isso,  mas  penso  que ela  tem  um
potencial muito maior que  o PHP.

    Com o  `mod_perl' do  Apache, nesses  dias já  bastante amadurecido,
surge uma lacuna  para o desenvolvimento de uma  infinidade de aplicação
voltadas para o ambiente WEB, realmente poderosas e profissinais. Tanto,
que gostaria muito de ver o `mod_perl' sendo bem mais explorado do que é
ultimamente, quando é  difícil encontrar servidores WEB  Apache com esse
recurso habilitado.

    Taí um tópico que poderíamos explorar no Cascavel:

        - Aplicações WEB perl suportadas para `mod_perl' do Apache.

    O  interessante do  `mod_perl', é  que qualquer  aplicação que  rode
nele, praticamente  irá rodar também  como uma aplicação CGI  através do
`mod_cgi', é claro, não terá  o mesmo desempenho. O inverso, entretanto,
nem sempre  é verdadeiro, mas via  de regra, se rodar  com 'use strict',
irá rodar em `mod_perl'.

    O que acham da sugestão?

--
    Ednardo Lobo - www.elobo.cjb.net