[Cascavel-pm] Re: Digest Cascavel-pm, volume 6, assunto 1

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Terça Agosto 12 08:19:36 CDT 2003

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:

> Não está errado, mas está mal: o proprietário do
> arquivo deveria ser o usuário http. E as permissões do
> arquivo com permissões de leitura e execução para o
> usuário http e seu grupo, e nenhuma para outros. Uma
> boa lida na página de manual (man chown e man chmod)
> vão lhe dar as informações de que precisa.

   Cuidado, Alceu.
   O usuario dela para rodar o Apache é "wwwrun".
   Suas informações estão imprescisas!

> De qualquer forma, já verificamos que seu problema NÃO
> é permissões de arquivo.

> Por essa saída do ps, o seu usuário que executa o
> Apache é "wwwrun". Verifique a entrada no arquivo
> /etc/passwd para ver se é esse mesmo com um:
>
> grep wwwrun /etc/passwd

   Não é necessário. Caso não existisse usuario wwwrun no /etc/passwd,
de onde o linux tiraria essa string para preencher o campo "UID" da
saida do "ps"? A existência de um username como owner do processo
_necessariamente_ implica na existência do usuario.

> na linha de comando (shell) digite:
>
> cd "diretório aonde está o cgi"
> perl -cw hibye.cgi
>
> Esse último checa a sintaxe do CGI. Analize a saída e
> veja o que ele diz.
>
> Depois digite:
>
> perl -w hibye.cgi
>
> Isso vai gerar a saída do CGI na saída padrão do
> terminal. Veja se é isso que vc quer.

   Muito útil!
   Márcia, por favor execute isso e despache a saída para nós.

> Perceba que seu CGI não está no local indicado pela
> diretriz ScripAlias no http.conf. A configuração
> padrão do Apache já inclui essas configurações de
> forma correta. Se você alterou demais esse arquivo, é
> melhor você checar a documentação do Apache sobre como
> configurar isso de acordo.

   Desculpe, Alceu.
   Esta tentativa foi executada sob minha orientação.
   Eu utilizei o <Location> onde estava setado um PerlHandler para CGI's
padrão. Leia a configuracao do apache da Márcia nos emails anteriores
deste thread e você vai entender.

   []'z!
   Luis Campos de Carvalho is Computer Scientist,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA