[bcn-pm] [offtopic] Evaluate productivity

Luis Motta Campos luismottacamposayahoo.co.uk
Dij Gen 31 07:46:24 PST 2008

Bruno wrote:
> Quien llegó aquí y sobrevivó?

[ Lamento, rapazes. Eu falo português do Brazil (eu compreendo, mas não
me atrevo a escrever español ou català, por enquanto ;) ]

Eu sobrevivi, e gostei das considerações. Seguem as minhas observações:

* Concordo: não somos "blue-collars". A função de produtividade na nossa
indústria não é simples, e não pode ser facilmente estimada ou escrita
de forma explícita.

* Entretanto, é preciso satisfazer os "Big-Brothers".

Milestones e gantt-charts não são suficientes para que a alta gestão
acompanhe as realizações?

* Todas as metodologias de mesuramento de produtividade são válidas e
acrescentam valor. O mais importante não é a medida em si, mas o
conjunto das medições ao longo do tempo. É por meio dele que a direção
da empresa vai tomar decisões (supostamente) mais seguras..

Assim, escolha uma metodologia, e não a troque por outras. O mais
importante não são os valores medidos (são apenas números), mas as
comparações que se pode fazer entre eles (contanto que os tais números
venham de medições com as mesmas técnicas).

É isso.
Meus parabéns ao Bruno, pelo ótimo artigo e pelos /insights/
interessantes sobre como medir a produtividade.

Saludos!