[Viana-pm] Perl Best Practices

Ricardo Balinha balinha at gmail.com
Sat Sep 23 07:43:41 PDT 2006

Já foi à uns dias, mas não podia passar sem deixar o meu apreço pela
formação "Perl Best Practices" do Sr. Damian Conway. É uma formação
vocacionada para todos os programadores profissionais, não só de Perl
em particular.
Pode parecer que é uma formação para se aprender mais umas coisas de Perl, mas
está para além disso.
Eu considero que uma boa parte da formação não só deveria ser
frequentada pelos programadores mas também pelos Patrões, os Gestores
de Projectos, etc.
Normalmente o que os "Patrões" querem é que os projectos sejam
desenvolvidos o mais
rápido possível, sem darem importância a um factor relevante: a
manutenção de código.
É nesse aspecto que a formação tem bastante ênfase.
A manutenção de código requer:
- documentação, mas não só o facto de existir, mas sim o que é
realçado e onde está localizada;
- código devidamente estruturado;
- estrutura de código coerente, factor importante em projectos
desenvolvidos por vários colaboradores.

Pontos focados em termos de programação em Perl:
- eficiência
- testes e debug
- algumas dicas que permitiram facilitar a migração de aplicações para
Perl6, como por
exemplo a utilização de funções, que simplificam a compreensão do
código e que farão
parte do Perl6.
- interacção com o utilizador
- etc.

É uma formação intensiva mas muito bem humorada (principalmente se os
participantes
contribuírem para tal).

Enfim, recomendo piamente, e espero ter a oportunidade de um dia
participar noutra formação deste Sr.
(http://damian.conway.org/Courses/).

Alguém tem algo a acrescentar? Com certeza existem outros aspectos
importantes no que se relaciona com manutenção de código, eu listei
alguns que foram apresentados na formação e mesmo assim devo-me estar
a esquecer de alguns.

Ricardo Balinha