[Triangulo-pm] A Triangulo-pm está viva

Adriano Ferreira a.r.ferreira em gmail.com
Quinta Julho 30 05:40:33 PDT 2009

Esta lista de discussões é dedicada a incentivar o conhecimento sobre Perl
no Triângulo Mineiro. Ler, estudar, aprender, escrever, comentar,
compartilhar sobre programas em Perl 5 são alguns dos objetivos mais
imediatos. O pessoal de outras regiões é mais do que bem vindo para
participar também.

Eu sou o "líder" auto-nomeado do grupo no momento -- pela mera razão que fui
quem pediu a criação do grupo e da lista dentro da infraestrutura do
PerlMongers, http://www.pm.org, que é um dos vários sites mundiais que se
dedicam à linguagem Perl.

Hoje sou um programador Perl em tempo integral, prestando consultoria a
empresas dos Estados Unidos com foco na construção e evolução de sites com
alto tráfego. Minhas (pretensas) contribuições open-source estão reunidas em
meu diretório do CPAN http://search.cpan.org/~ferreira/ O CPAN é uma das
grandes maravilhas do mundo Perl como um repositório infindável de código
para as mais diversas aplicações, ali só esperando pelo seu interesse :-)

Minha intenção é atingir um grupo de interessados em programação
(possivelmente, estudantes de cursos de computação de Uberlândia e região).
No momento, não tenho nenhum contato com estes cursos ou faculdades. Se
alguém divulgasse esta lista e sua intenção, a chegada de novos assinantes
sedentos por saber o que é Perl e o que se pode fazer com ela daria
provavelmente um novo vigor ao grupo. Então não se acanhem se puderem
ajudar.

Triangulo-pm mailing list
Triangulo-pm at pm.org <Cascavel-pm at pm.org>

Perl é uma alternativa como linguagem de programação às usuais - que hoje
basicamente se resumem em Java. Perl e Java podem fazer a mesma coisa --
como quaisquer mecanismos equivalentes à máquinas de Turing =) Mas a forma
que cada linguagem favorece pode ser muito diferente. Como Java, Perl pode
ser usado para construir sites web e aplicações diversas, além de ter um
nicho entre pequenos programas conhecidos como "scripts".

O que eu queria dizer se resume nisto:
+ Sejam bem vindos ao Triangulo-pm
+ Não hesitem em movimentar o grupo e a lista de discussão
+ Perl 5 funciona e talvez você devesse saber um pouquinho mais sobre ela

Alguns exemplos de sites implementados ou suportados por Perl:

+ http://www.yellowbot.com
+ http://www.amazon.com
+ http://www.pontofrio.com.br
+ http://www.buscape.com.br