[Triangulo-pm] Triangulo Perl Mongers

Adriano Ferreira a.r.ferreira em gmail.com
Sábado Maio 17 13:37:35 PDT 2008

2008/5/12 breno <breno at rio.pm.org>:
> Salve Adriano! Tudo bom?

Olá, Breno.

Perdão pela demora em lhe responder. Mas antes tarde do que nunca.
Também respondi hoje ao censo dos grupos PM pelo Dave Cross.

> Antes de mais nada, obrigado pelo apoio na lista da coordenação! Estou
> com algumas idéias interessantes a respeito da Brasil.pm, espero
> contar com vc
> para me ajudar tb :-)

Conte comigo. Para começar precisamos contatar o Flávio porque nesta página

http://mag-sol.com/census2008/missing.cgi

o Brasil-pm também não respondeu ao censo ainda (no qual ele ainda
está registrado como líder). Isto também acontece com o PortoAlegre.pm
(com o Igor que também mais longe de POA não pode estar) e o
Salvador.pm (com o Joênio).

> Bom, estou enviando este email a fim de completar um breve censo a
> respeito dos Grupos de Usuários Perl do Brasil, mas não consegui
> encontrar mais informações sobre o grupo (o site
> http://triangulo.pm.org dá um erro 403, dizendo que não tenho
> permissão para ver o conteúdo do servidor).

Eu nunca arrumei o tempo para pôr o site funcionando. E isto nos
servidores do PM.org. Confesso, fui preguiçoso. Vai que eu melhoro
daqui em diante.

>Se puder gastar um pouco
> de seu tempo respondendo as perguntas abaixo, ficarei muito
> agradecido!

Com certeza.

> - Seu grupo está ativo? Em caso negativo, por favor inclua uma breve
> descrição do motivo.

Depende do que você chama de ativo. Na minha vontade, sim. Tem uma
meia dúzia de assinantes, a maioria convidado pessoalmente por mim.
Mas eu realmente queria atingir mais programadores na região onde
vivo. (Esta região que é o Triângulo Mineiro envolve várias cidades
como Uberlândia, Uberaba, Tupaciguara, Araguari, cidades lá no bico de
MG, bem longe de BH, mais perto de Goiás e SP.) O problema é que agora
eu nem trabalho em uma empresa da região, embora ainda viva em
Uberlândia. Mas ainda tenho esperança no fator multiplicador do
boca-a-boca para fazer com que curiosos comecem aparecer na lista de
discussão que é a única coisa ativa por enquanto. (Encontros sociais
ou técnicos não fazem muito sentido ainda.) Vou me esforçar para
contatar estudantes e programadores interessados da região. Acho muito
importante reunir quem sabe da existência de Perl e fazer com que
outros saibam também que a linguagem existe e pode ser muito
importante/útil para fazer trabalho de várias espécies.

> - Seu grupo possui lista de discussão? Caso afirmativo, qual o número
> de inscritos e média de posts por semana?

Sim. É uma lista também hospedada pelo pm.org. A interface de
subscrição é acessível através da URL:

e o endereço para postar mensagens é:

 "Triangulo-pm Perl Mongers" <Triangulo-pm at pm.org>,

Hoje temos muito poucos inscritos como disse antes, e a maioria deles
foi chamada pessoalmente por mim, mas ainda não vingou como um fórum
de discussão constante e movimentado. Nestes meses que eu venho
desaparecido por causa do trabalho, está dormente.

> - Seu grupo organiza encontros sociais? Caso afirmativo, qual a
> regularidade dos encontros e número médio de participantes?

Neca. ;-)

> - Seu grupo organiza encontros técnicos? Caso afirmativo, qual a
> regularidade dos encontros e número médio de participantes?

Muito menos. A idéia é realizar tais encontros existe assim que
atinjamos alguma massa crítica de pessoas interessadas: primeiro
interessados em tomar cerveja juntos conversando amenidades e
ocasionalmente tocando em assuntos de Perl (encontros sociais) e
depois palestras que divulguem a linguagem e seus usos (encontros
técnicos).

> - Está ciente/já respondeu ao censo global de pm's enviado pelo Dave Cross?

Acabei de responder.

> - Como você vê a integração do seu grupo com demais grupos de Perl do Brasil?

Que integração? :-) Brincadeira. Acho que ajuda muito que as pessoas
saibam que há gente usando Perl pelo Brasil e pelo mundo todo e que,
se no seu grupo local, não se pode achar a resposta pela qual
procuram, podem contar com grupos maiores, mas não tenho nenhuma idéia
como isto pode acontecer de forma mais natural. Hoje no Brasil, os
grupos de Perl são basicamente o de São Paulo e o do Rio (que mantem
encontros sociais e técnicos) e o Cascavel-PM que é a lista por
excelência do Brasil todo. Todo o entorno (e são muitos os grupos PM
brasileiros) parece tão dormente quanto o Triangulo-pm. O que pudermos
fazer para mudar isto, devemos fazer.

> Muito obrigado pelo seu tempo respondendo as questões acima.

Tenho certeza que você se arrependeu de ter perguntado diante de tal
longa resposta. Estou colocando em cópia o grupo de coordenadores do
projeto Perl Brasil e o próprio grupo Triangulo-pm para divulgação e
transparência. Se não temos transparência na política, que pelo menos
tenhamos em grupos de desenvolvedores. (Não fui eu que inventei isso.
Estou só seguindo a tendência inaugurada pela TPF - The Perl
Foundation - que agora avalia as propostas para projetos fundeados
pela TPF publicamente no wiki da fundação.)

> Um grande abraço!
>
> breno

Saudações. (Se eu fosse o Monsieur Champs, enviaria putamplexos, mas
não me dou estas liberdades poéticas.)

Adriano Ferreira