[Triangulo-pm] Res: Insegurança no Windows

Flávio Fonseca ff em dirpd.ufu.br
Quarta Dezembro 13 10:35:22 PST 2006

Particularmente eu abomino o windows, mas a coisa nao pode ser assim tão
bagunçada. Infelizmente usuários linux quando vao para o mundo windows vivem
segundo o mundo azul. Ou seja, no linux todos seguimos as recomendaçoes de
não ficarmos usando usuário root. Se vc fizer isso no windows também isso vai
mudar a história, vc nao consegue apagar tudo que ve pela frente. Por outro
lado, se vc quiser jogar assim aplique as mesmas regras no linux: como root
crie um arquivo /bin/ls com o conteúdo echo
echo "Eu posso fazer o que eu quiser aqui!"
chmod +755 /bin/ls

Execute o comando ls de qquer lugar do linux, com qualquer usuário que ele vai
imprimir o mesmo texto do windows.

troque o comando echo acima para rm -rf / que vc vai ver seu sistema
operacional desaparecer diante de seus olhos. Para garantir que qquer um pode
detonar seu sistema faça um chmod +s /bin/ls. Assim até o linux fica igual o
windows.

Acho que nessa questão o que realmente pega é a educação ou mesmo
adestramento. Quando usamos linux obedecemos as regras de segurança básicas.
Quando usamos windows queremos com esse usuário poder fazer tudo, instalar
qquer programa, mudar configuração, formatar , etc. Simplesmente sempre
usamos o windows com o equivalente ROOT dele. Se vc usar o linux sempre como
root vai aprender pelo método difícil. Salvo algumas distribuições mais
estilo windows (como o antigo conectiva) que criava o alias para rm como rm
-i a chance de fazer besteira no Linux é maior que no windows. sempre que vc
faz um del *,* o window pergunta se vc tem certeza..., o linux nao!. Quando
vc se arrepender será tarde demais. Vc nao instala nada no linux sem senha de
root (a menos que seja no seu proprio home para vc usar e no windows isso
também pode ser feito).

  Concluindo: que para mim o windows é uma grande M***** é. Mas sou contra
injustiças. Pesar dois fatos com medidas diferentes não é justo.  E
reforçando mais uma vez: eu odeio windows!

att.

Flávio

--
Flávio Fonseca