[SP-pm] Atual momento da linguagem Perl no Brasil

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Thu Jan 26 11:45:59 PST 2017

Lucas,

Faz uns 15 anos que eu re-fundei este grupo de Perl Mongers.

Desde que eu re-fundei o grupo, todos os anos eu vejo anúncios de trabalho como este, tanto no Brazil como no exterior. Eu não acredito que a linguagem esteja em desuso, ou perdendo força. Ainda há muita coisa escrita em Perl por aí, e a cada dia novos projetos aparecem. Eu aconselho a não se preocupar muito com a sobrevivência da linguagem – isso já está garantido.

Agora, se você quer aumentar e melhorar a visibilidade da linguagem, eu sugiro três vertentes aonde plantar iniciativas:

1. Educação:
  Promova workshops, conferências, e treinamentos sobre a linguagem com regularidade.

2. Projetos:
  Crie, mantenha, e publique (velhos, novos) projectos, bibliotecas, e websites feitos em Perl.

3. Promoção e Marketing:
  Apareça na TV, Radio, Jornais, e revistas falando sobre (1) e (2).
  Organize eventos de socialização e Networking para reunir e motivar a Comunidade Perl.

Até pouco tempo atrás(*) o Tiago "Maluco" Rondon estava liderando essas iniciativas brilhantemente, como participação no Para Onde Foi o Meu Dinheiro (paraondefoiomeudinheiro.com.br), e projetos relacionados com publicação e visualização de dados abertos.

Eu tenho contatos e amigos na coordenação da Perl Foundation (perlfoundation.org). Se ajudar a levantar a moral e criar iniciativas, podemos tentar conversar lá e trocar experiências.

Correndo o risco de passar por sentimental, eu acompanho a lista e as discussões aqui com orgulho. Vocês fazem um bom trabalho de Networking, e ajudam bastante gente a se encontrar e entender com a linguagem. Continuem assim, vocês estão no caminho certo.

Espero que isso ajude.
Putamplexos.
--
LMC

(*) 3, 4 anos? Estou ficando muito, muito velho para isso...