[SP-pm] Atual momento da linguagem Perl no Brasil

Renato Augusto Corrêa dos Santos renatoacsantos at gmail.com
Wed Jan 25 17:34:02 PST 2017

Boa noite, Lucas!
Tudo bem?

Eu comecei a trabalhar com Perl em 2013 no início de projetos que eu me
envolvi na área de Bioinformática e Biologia Computacional. Sou biólogo e,
embora tenha começado a estudar programação com C e Java, acabei
trabalhando com Perl pela facilidade de resolver problemas do dia a dia e
lidar com expressões regulares, que foi praticamente 90% da programação no
início e porque meu orientador programa Perl. Assim, foi muito mais fácil
iniciar o trabalho nesta linguagem.

De um tempo pra cá, tenho trabalhado bastante com Python. A popularidade da
linguagem tem aumentado - e, com isso, muitos pacotes têm sido
desenvolvidos em Python. Além disso, a minha percepção é que os códigos em
python são mais 'limpos'. Mas esta é apenas a visão de um profissional que
não 'viveu', de fato, o Perl. Talvez me falta boas práticas ainda para
tornar o código Perl mais legível.

De qualquer forma, continuo trabalhando com Perl e já tentei começar a
trabalhar com Catalyst. Só me faltou tempo para me envolver mais em um
projeto de Perl e Web - mas ainda tenho vontade!

(Até hoje não tive oportunidade de conhecer, pessoalemente, o pessoal deste
grupo)

Grande abraço,

Renato Santos