[SP-pm] Distribuir código Perl

Thiago Rondon thiago at eokoe.com
Tue Jun 16 15:08:51 PDT 2015

Leonardo,

No projeto do agente da b-datum, nos desenvolvemos de uma maneira para
evitar inclusive o máximo de dependências, e para ser executados no
máximo de distribuições e interpretadores Perl possível.

https://github.com/b-datum/b-datum-linux

Minhas dicas, seriam:

- Utilizamos o fatpack. Ele funciona bem, e é fácil de manter os
pacotes e versões que você deseja no teu repositório.

- Preferências por módulos Core.

- SSL pode trazer problemas em alguns cenários, mas é possível
encontrar soluções sem XS e com dependências de pacotes no sistema
operacional, porém é interessante "validar" se há um pacote XS
disponível e usar, por performance.

- MD5 e algoritmos similares pode ser substituído por "comandos do
sistema operacional", por questão de performance também.

- Construa pacotes para instalação do aplicativo, para resolver
problemas "pontuais" com cada distribuição. No repositório você irá
ver que a construção de pacotes contempla questões no RPM como "É
fedora ?", e por aí vaí.

- Disponibilizar em repositórios os pacotes para poder facilitar a atualização.

Abs!
-Thiago Rondon