[SP-pm] SEO e Javascript

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Thu Feb 5 12:54:54 PST 2015

Em 5 de fevereiro de 2015 18:31, Renato Santos <renato.cron em gmail.com>
escreveu:

> Vocês tem que lembrar que: A: nao da pra saber o que ele faz.
>
> Mas, já vi videos do matt cutt, e ele diz várias vezes, 'o google executa
> o javascript'.

Tem várias questões aí que a galera cabaço cria de problema e fica atacando
a tecnologia para negar a falta de estudo, mas eu tenho até dúvidas se ele
executa sempre. Sei que executa em algumas ferramentas, mas o Renato bem
lembra abaixo:

> Mas tem que lembrar que: O google executa o javascript, e indexa o HTML e
> para. ele não sai "clicando" em tudo, nem soltando eventos.

Crawling eu sei que ele não faz (os se faz é irrelevante) em cima de
páginas Ajax e toda documentação específica para isso sugere que os
desenvolvedores simplesmente devam desconsiderar essa hipótese.

> Até onde eu sei, o melhor jeito de fazer essas one-page cheia de js e que
> precisam ser indexadas, é com <noscript> e isomorphism.

Hmmmm, se não usar Rest, aí noscript é o mais importante.

O conteúdo do noscript não precisa ter o mesmo formato da página
renderizada, mas deve ter os mesmos textos, as mesmas imagens e os mesmos
links. Se fosse Rest isso tudo estava resolvido de saída, mas como sabemos
que está mais fácil conseguir a paz no Oriente Médio que um programador
modal ao menos entender o que é Rest, então <noscript> é uma alternativa,
de forma nenhuma a única. Se tiver medo de noscript nem precisa ser no
noscript (é infinitamente mais fácil).

*Fato é que você precisa servir o conteúdo de cada URL em cada URL. Usar a
tag noscript é a forma preguiçosa de fazer isso sem precisar contar com
bons desenvolvedores. Ou de resolver um hack de última hora.*

> ai basicamente, voce renderiza o html da pagina (semelhante/igual ao que o
> javascript gerou/modificou antes) e, com javascript, procura pelas tags de
> noscript e faz inline-replace do html, e faz os binds.

Hmmmm, as pessoas conseguem complicar pacas as soluções simples.

Acho que tem muita gente ganhando por linha de código e por ciclo de CPU :D

> fazendo uma rapida pesquisa, AirBNB faz isso no site dela.
>
> http://jeffwhelpley.com/javascript-seo/

Ou você renderiza o conteúdo da página usando introspecção, XSLT ou
qualquer engine de template mobral, serve a página e deixa o JS
reconstruí-la se estiver funcionando. Noscript ou não, JS tem total
condição de manipular o DOM.

> --
> Saravá,
> Renato CRON
> http://www.renatocron.com/blog/
> @renato_cron <http://twitter.com/#!/renato_cron>

Leonardo Ruoso
Journalist, Perl developer and business consultant
Media, UFC/2006; Telecom, IFCE/1998