[SP-pm] Resumo do Evento Técnico

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Sun Feb 1 05:14:05 PST 2015

Em 1 de fevereiro de 2015 10:07, Blabos de Blebe <blabos em gmail.com>
escreveu:

> Se por um lado, o Ruoso parece um arrogante sabedor da verdade,

A única verdade que eu sei é que todas as verdades são transitórias.

> por outro, pelo fato de cada um de nós já ter implementado com sucesso,
> aplicações que contrariam o que ele diz (eu me incluo), também somos
> resistentes a aceitar que a nossa solução é "errada". É errada mesmo?

Eu já implementei MUITO software não Rest. Não digo que foi errado.

Errado foi quando implementei JSON-RPC e disse que era Rest, aí foi errado.

Eu resisti para caramba para aceitar Rest, justamente pelo fato de que todo
mundo que me apresentava Rest me apresentava uma gambiarra de JSON-RPC.

Aí eu abri meu coração para Rest em 2014 e deixei a coisa rolar num
projeto. O resultado ficou bem distante de Rest e EU tive de encontrar
hacks para os problemas que vocês mesmos estão levantando e que de fato
existem na maioria das aplicações thickclient web que usam JSON-RPC e daí,
depois dos hacks, vem a necessidade de entender o que fiz de errado, e daí,
vem entender que o que todo mundo estava me falando sobre Rest estava
ERRADO. E eu tinha feito MERDA como gestor e não tinha implementado Rest e
daí vinham vários problemas que tivemos.

Agora, quando eu tenho a necessidade de entender como fazer Rest em
ambiente corporativo, em que AUTORIZAÇÃO é muito mais complexo do que num
aplicativo WEB PÚBLICO, aí eu tive de estudar Rest e daí eu sei que tem
várias coisas que EU NÃO SEI COMO FAZER EM PERL + HTML/CSS/JS usando Rest.

 Errado eu entendo que é enganar as pessoas, seja por ignorância, seja por
malícia.

--
Leonardo Ruoso
Journalist, Perl developer and business consultant