[SP-pm] Resumo do Evento Técnico

Renato Santos renato.cron at gmail.com
Mon Jan 26 12:54:15 PST 2015

> Rest ou Restful:
>
> Se não é hyperdocument não é Rest.
> Se tem informação out-of-band não é Rest.

 Se informações out-of-band são informações que fazem o protocolo
ser stateful, sim, é web[1], não é REST!

> Quem disse que a API tem de ser Rest e não JSON-RPC ou XML-RPC?

Boa pergunta, não sei... algum preconceito com o RPC, provavelmente.  Mas
pode estar mudando com a chegada de microservices

> e que nunca ouvi falar de HyperDocument
>>

> HyperDocument é basicamente como a WWW funciona :p

> LinkedData pode ser RDF, mas pode ser JSON-LD também.

Concordo.

Um ponto interessante, é que, ao meu ver, para consultar as informações com
SPARQL é bem devagar se comparar com os bancos tradicionais, embora tenha
alguns bancos especializados neste tipo de operações.

> Renato, e Hateoas?

Nunca implementei este conceito.

> [1]  considerando que muita gente faz coisa errada com os cookies, aka,
salvar informações 'out of band'

Nas API's que geralmente faço, apenas no 'CREATE' do recurso, que eu
retorno o header Location com o URI do objecto criado.
Mas pensando bem, não seria difícil expandir os resultados para retornar a
URI dos recursos em todos os lugares, ex:

GET /books
===
200 OK
content-type: application/json

{ rows: [ { uri: "/books/barz-mozz", name => "barz", author => { uri =>
"/author/mozz-2", name => "mozz" }  }, { uri: "/books/2", name => "pous",
... } ], has_more: 0 }

GET /books/barz-mozz-2
===
200 OK
content-type: application/json

{ self: { uri: "/foo/1", name => "barz"  }, result_of => "/foo" }

=====

não querendo fugir do assunto, mas eu estou no momento pensando muito mais
em desnormalização, bancos(ideologia) "append-only" e versionamento do que
no protocolo da API.

Acho que podemos começar pelo banco, até subir e chegar na camada de
apresentação/input.

--
Saravá,
Renato CRON