[SP-pm] Resumo do Evento Técnico

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Sun Jan 25 12:45:46 PST 2015

Solli,

Eu acabei deixando meu rant por último e as pessoas escaparam dele.

Então, como dia 21 de março é (~) também o equinócio de outono, convidar a
comunidade para escrever artigos sobre como implementar Restful, desde os
básicos como (1) O que é um HyperDocument e o que é Linked Data; (2) Qual a
diferença entre stateful and stateless?; (3) Por que se o seu client usar
informação out-of-band para definir interações com o seu server seu
software não pode ser considerado Restful?; (3) Quaos as diferenças entre
RPC e Rest?; (4) Quais os padrões ou recomendações disponíveis para
implementação de software Rest representado em HTML, XML e JSON?; (5) Quais
as melhores formas para negociar formato e versão entre o cliente e o
servidor em uma aplicação Rest? (6) Qual o estado da arte em se tratando de
implementar Restful em Perl?; (7) Misturando Restful, SockJS e RabbitMQ;
(8) AngularJS e Restful services. (9) etc..

Caso na comunidade tenha gente disposta a se atualizar sobre Restful (um
conceito novo, lançado em 2000, e que se tornou a principal vedete do
desenvolvimento de software contemporâneo) e disposta a parar de mentir
para seus chefes e clientes de que está entregando restful quando está na
verdade entregando um tipo de RPC mais-que-porco, eu teria um imenso prazer
em integrar um grupo de estudo e de desenvolvimento com esse objetivo.

Um grande abraço,

Em 19 de janeiro de 2015 21:38, Solli Honorio <shonorio em gmail.com> escreveu:

> Pessoal,
>
> Felizmente o retorno do Evento Técnico ocorreu com sucesso, tivemos o
> prazer de compartilhar conhecimentos interessantes dos palestrantes e a
> presença de pessoas novas, além dos habitue.
>
> Me comprometi que o evento será realizado a cada 3 meses, se eu tiver o
> lugar para realizar o evento, e a minha sugestão é que o próximo evento
> ocorra no dia 21/Março/2015.
>
> Obrigado,
>
> Solli Honorio

Leonardo Ruoso
Journalist, Perl developer and business consultant
Media, UFC/2006; Telecom, IFCE/1998