[SP-pm] [OT] Ajuda em estatística para uma tese de doutorado

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Tue Jul 15 13:52:36 PDT 2014

Em 15 de julho de 2014 09:33, Solli Honorio <shonorio em gmail.com> escreveu:

> [...]

> mestrado dela. No mestrado ela identificou (entre outros problemas da
> prática) que os pacientes tinham dificuldade em seguir o tratamento por não
> assimilar as informações médica. Como resultado, ela e a equipe criaram uma
> 'cartilha' para os pacientes e o resultado estava sendo ótimo, até
> cancelarem o dinheiro para a reprodução desta cartilha.
>
> Com este objetivo, a estratégia que a minha esposa está desenvolvendo é
> aplicar uma pesquisa qualitativa (perguntas apertas) a uma pequena
> amostragem e daí extrair padrão de dúvidas para ser aplicado numa pesquisa

Até aí é perfeito.

> Com relação a população. Infelizmente não é tão simples obter os dados dos
> pacientes em fila de espera. As listas 'pertencem' aos centros de
> transplante (e temos uns 35 no estado de São Paulo) e eles não abrem
> informação alegando ética.

Sim, eles poderiam sanitizar, mas…

> [...]
> conselho de ética de um dos maiores centro transplantador acesso aos
> pacientes (a outra forma será visitar unidade de terapia renal uma a uma e
> implorar por ajuda dos responsáveis local).
>
> Lembrando, o doutorado é em Serviço Social na PUC, você pode imaginar o
> espanto (e "descrédito") que está sendo quando a Lú incluiu um capítulo com
> análise dos dados atuais e a fundamentação estatística na amostragem. Mas
> infelizmente tudo caminha para que ela não vai conseguir o ideal, mas
> ficaremos contente com o bom.
>
> Toda e qualquer ajuda para fundamentar os dados é muito bem vindo.

Então, parece-me aqui que a metodologia depende de que dados ou pacientes
ela conseguirá ter acesso. Não sei se adianta determinar a metodologia de
tratamento estatístico sem saber a qual amostra você precisaria ter acesso,
a menos que um dos centros fosse lhes preparar uma amostra conforme sua
necessidade. Rolaria?