[SP-pm] Perl write-only, que comece o flame [WAS Perl e horário de verão]

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Thu Feb 27 04:55:26 PST 2014

Pra quem for continuar no assunto, seguem apenas umas considerações menores
e de pouca importância:

https://metacpan.org/pod/Devel::Cover
https://metacpan.org/pod/Perl::Critic
https://metacpan.org/pod/Perl::Tidy
https://metacpan.org/pod/Test::Most

Algo ainda mais irrelevante:

https://metacpan.org/pod/Catalyst
https://metacpan.org/pod/Mojolicious (pra focar num flame de cada vez)
https://metacpan.org/pod/DBIx::Class
https://metacpan.org/pod/Template

Eu to falando irrelevante, não pelos módulos em si, mas pela minha
abordagem na resposta. Eu não vou nem usar argumentos mais sólidos que isso.

Agora, criatura das neves, se com pelo menos isso, você ( um você genérico,
ninguém pessoalmente ok!? ) ainda acredita em Perl write-only, Papai Noel
ou no Pé Grande, nada pessoal, mas não me venha dizer que você é o
experiente grande programador foda do alto da montanha, porque, desculpa,
você não é.

Se com todos esses frameworks de apoio ( pra citar o mínimo ) você ainda
escreve código tosco, **você** é o tosco, não a linguagem.

Um código é tão ruim quanto a competência do infeliz que o escreveu, e não
por causa da linguagem.

Existe Perl tosco? Sim. Existe. Tem coisas que eu diria que é Shell Script
com shebang perl.

Mas se em 2014 você usa perl-5.18.2 pra escrever lixo, você é o tosco. E se
em 2014 você ainda propaga essa ladainha, desculpa cara, sai dos anos 90 e
vem viver no presente.

Eu não sou tão velho assim, mas com 15 anos de mercado, já trabalhei com
algumas coisas (e ambientes) bem bizarras e posso garantir que não só em
Perl, mas em PHP, Java, C, .NET e coisinhas da moda (só pra citar as que eu
já trabalhei), dá pra achar coisas que vão te fazer sentir vontade de parir
a própria mãe só pra matar ela no berço por ter te criado e educado ao
ponto de vc ser obrigado a ver certos códigos. É triste.

Por que a linguagem é write-only? Não, criatura, por que quem escreveu é um
imbecil.

Assim como existem pedreiros ruins, médicos ruins, professores ruins,
surpresa, supressa, oh, existem programadores ruins! Nossa!

Eu não vou nem entrar no mérito do gestor que te proíbe de refatorar aquele
código legado porque "mexer em código que está funcionando é desperdício".
Pra esse já me faltam adjetivos, talvez eu devesse aprender klingon.

E só pra deixar claro aqui, eu to criticando, o cara que hoje, faz coisa
tosca sabendo que é tosco e dá a desculpa esfarrapada de que é culpa da
linguagem.

A existência de um legado, que foi construído dentro de um contexto
particular, embora questionável, é outro papo. Muito embora eu já tenha
pegado muito código legado do século passado, que é bem melhor escrito que
os de hoje.

[]'s