[SP-pm] Mais uma gafe de TI

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r at yahoo.com.br
Wed Nov 13 11:49:29 PST 2013

Em 13-11-2013 17:24, Renato Santos escreveu:
> pow,
>
> isso dai é pra justificar porque o preço dos servidores é tão alto
> ("estamos usando 300 GB/dia de trafico")

Bobagem... para isto existem as "jogadas contábeis" que fazem parecer
que a conta final não saiu assim tão cara.

É por isso que eu vejo grandes consultorias dentro das empresas em
detrimento de contratações diretas: as "mágicas contábeis" fazem parecer
que o custo com TI não é tão alto quanto realmente é. O valor/hora que a
empresa gasta com um consultor (não o que ele efetivamente recebe) é da
ordem de 3 vezes mais do que o salário de um funcionário para fazer a
mesmíssima coisa. E o 3 ali é porque fui bonzinho.

Agora com a onda de cloud computing, a "mágica contábil" ficou ainda
mais interessante. Some isso ao fato de que planejamento de TI a longo
prazo por aqui é de 3 meses e o resultado é... bem, acho que vocês
conseguem imaginar o resultado.