[SP-pm] Mais uma gafe de TI

André Walker andre at andrewalker.net
Wed Nov 13 10:56:04 PST 2013

Depois da longa discussão do código que vazou do Facebook, encontrei mais uma
pérola que me sinto forçado a compartilhar. Não é o código propriamente dito,
mas é a coisa mais porca que já vi num sistema web!

O portal de banco de teses da CAPES[1] acaba de lançar uma nova versão, e
agora as pesquisas são feitas usando AJAX. Tá cheio de erros comuns como
não alterar a URL quando você faz uma pesquisa, usar POST quando deveria ser
GET, entre outros, mas esse não é o ponto.

[1]: http://capesdw.capes.gov.br/

Fiz algumas pesquisas e notei que estava demorando pra caramba. Eu fiz um
sistema que se comunicava com a versão antiga do site, então precisava debugar
pra adaptar o sistema. Fiz um request via telnet para entender o que estava
acontecendo. Com vocês, a resposta do principal portal de teses do Brasil:

https://gist.github.com/andrewalker/7454059

São 63 mil linhas de HTML (JSON?? O que é isso?), cerca de 3,6MB, para A
PRIMEIRA PÁGINA DA RESPOSTA (20 resultados). Se você quiser a segunda página,
ele vai trazer TUDO DE NOVO! Mais de 3 megas pra 20 resultados!!!

To inconformado como é que um órgão tão importante tem a capacidade de
publicar um negócio desses.

[]'s
André